Servidores da Receita Federal apreenderam na manhã de quarta-feira, 6, no Terminal de Contêineres de Paranaguá, mais de uma tonelada de cocaína. Foi a maior apreensão do entorpecente, em 2023.
Os tabletes da droga estavam escondidos em uma carga de compensados de madeira que tinha como destino o Porto de Antuérpia, na Bélgica.
Os pallets tinham uma abertura na parte central, onde a carga ilícita estava acondicionada.
O trabalho de gerenciamento de risco e o monitoramento constante das estruturas e mercadorias movimentadas no terminal possibilitou que o entorpecente fosse detectado.
Além dos scanners, de alta resolução, cães farejadores foram utilizados na fiscalização. Ninguém foi preso.
16.ª APREENSÃO
Foi a 16.ª apreensão de cocaína realizada pelo órgão federal no complexo portuário paranaense, este ano. Ao todo foram apreendidas mais de 1,5 tonelada da droga.
VALOR
A Receita Federal estima que caso fosse comercializada na Europa, a cocaína teria um valor superior a R$ 150 milhões.
As informações sobre a apreensão foram repassadas para autoridades policiais e para administrações aduaneiras estrangeiras que devem intensificar o combate ao tráfico de drogas internacional.
A Receita Federal atua no controle aduaneiro sobre cargas e veículos vindos do exterior e de mercadorias que são exportadas. O objetivo é facilitar o comércio exterior e manter a segurança das operações lícitas.
Com informações e imagens da RFB