conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Anvisa libera farmácias para realizar mais de 40 testes de análises

Medida entrou em vigor no dia 1.º de agosto

Publicado

em

Desde terça-feira, 1.º de agosto, as farmácias, drogarias e consultórios médicos de todo o País estão liberados para oferecer testes de análises clínicas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova resolução que permite a realização de mais de 40 tipos de exames nesses estabelecimentos.

Segundo a Anvisa, os resultados obtidos por meios dos testes executados em farmácias e consultórios não devem ser usados de forma isolada para a tomada de decisões clínicas. Esses testes devem ser usados como triagem, com vistas a oferecer um ponto de partida objetivo, em conjunto da rotina de avaliação dos profissionais de saúde, para oferecer o suporte adequado aos pacientes.

De acordo com a Anvisa, a nova norma representa um avanço importante em relação à ampliação da lista de serviços executados nas farmácias e consultórios, a fim de permitir o melhor acesso da população à assistência à saúde, bem como garante a qualidade dos exames de análises clínicas no País.

Testes liberados

Segundo a Agência, os testes liberados são: Beta-hCG ; Dengue Antígeno NS1; Hemoglobina Glicada A1c; Check-up Pós-Covid Anticorpos Anti-Spike; Colesterol Total; Avaliação de Controle de Asma; Dengue Anticorpos IgG IgM; Glicemia; Glicemia e Pressão Arterial; Glicemia e Perfil Lipídico; Hormônio Luteinizante (LH); Toxoplasmose; Teste de Intolerância Alimentar; Exames do coração check-up completo; VSR – Vírus Sincicial Respiratório; VSR Molecular – Vírus Sincicial Respiratório; Zika Vírus Anticorpos, Avaliação de Controle da Asma e Medição Arterial.

Já os Testes Rápidos: PSA; Adenovírus; HIV; Covid-19 Anticorpos; Covid-19 Antígeno; Covid-19 Antígeno + Anticorpos; Covid-19 Molecular; Ácido Úrico; Chikungunya; Lactato; Malária; Sífilis; Troponina Cardíaca; Ferritina; Mioglobina; Streptococcus Grupo A Molecular; Streptococcus Grupo A; Hepatite C; Vitamina D; Proteína C Reativa; Rubéola; Dímero-D; Dengue Antígeno e Anticorpos; Febre Amarela; Helicobacter Pylori; Influenza Molecular; Alergia Alimentar e Tipo Sanguíneo.

Exigências

Na Resolução, a Anvisa coloca algumas exigências para os estabelecimentos. Para a realização dos testes, apenas profissionais treinados poderão realizar e é preciso utilizar uma ferramenta de controle de qualidade para checar se os kits estão funcionando adequadamente como previsto.

Além disso, apenas testes de triagem podem ser feitos, ou seja, aqueles com sangue coletado da ponta do dedo em que um pequeno visor indica o resultado. Não são testes que confirmam o diagnóstico de doenças. 

Com informações da Anvisa

Em alta