Uma grande operação policial foi lançada na madrugada de quinta-feira, 20, em Paranaguá, com o objetivo de combater ações ilícitas nas faixas limítrofes do estado. A Operação Fronteiras e Divisas Integradas II envolve forças policiais do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, além de órgãos federais e municipais.
A mobilização das forças de segurança abrange todo o litoral paranaense e visa intensificar a presença do Estado na região, fortalecendo a integração entre as instituições de segurança pública. De acordo com o Major Stocco, da Polícia Militar do Paraná e comandante da operação:
“o foco é prevenir e reprimir o tráfico de armas, drogas, contrabando, descaminho, roubo e furto de cargas, atividades de roubos a estabelecimentos bancários e ações de novo cangaço, bem como outros delitos relacionados à realidade das regiões de fronteiras e divisas”.
MOBILIZAÇÃO
Participaram da operação, equipes especializadas do 9.º Batalhão de Polícia Militar, como o Pelotão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e o Pelotão de Patrulha Costeira, bem como guarnições policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) e Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb – FV), da Polícia Militar do Paraná (PMPR), além de militares estaduais da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) e da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
Ações de policiamento ostensivo utilizando viaturas, embarcações, helicópteros, drones e cães farejadores aconteceram nas vias de acesso ao município de Paranaguá e canais da Baía de Paranaguá que fazem divisa com o estado de São Paulo.
A Operação Fronteiras e Divisas Integradas II faz parte de uma estratégia nacional de segurança pública coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A expectativa é que a ação traga mais tranquilidade aos moradores e turistas do litoral paranaense.