O Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde apreendeu na quarta-feira, 9, cerca de 3.400 laços que seriam utilizados na pesca irregular de caranguejos. A ação dos policiais aconteceu em Guaraqueçaba.
A apreensão aconteceu durante um patrulhamento aquático de rotina, no Rio Guaraqueçaba. O objetivo dos policiais é encontrar irregularidades ambientais na área pesqueira.
Dois sacos, com o material ilícito, foram localizados em uma área de manguezal. Um deles estava pendurado em uma árvore e o outro, jogado no chão.
De acordo com os policiais, os laços podem ter sido usados para a captura irregular de caranguejos na região.
As equipes fizeram buscas no manguezal, mas nenhum suspeito foi encontrado. Como o local é de difícil acesso, os catadores que usam as armadilhas para pegar o crustáceo, fogem ao perceber a aproximação dos policiais.
LAÇOS
O material, impróprio para a atividade, dificulta o controle exigido pelas autoridades ambientais, principalmente com relação à separação de caranguejos fêmeas, dos machos e o número permitido de capturas.
Os apetrechos foram recolhidos, apreendidos e encaminhados ao posto de Polícia Militar Ambiental de Guaraqueçaba para os procedimentos cabíveis. O crime será notificado à Delegacia de Polícia Federal de Paranaguá.