Está disponível, até o dia 28 de julho, o questionário da pesquisa de transparência do Banco Central. Clique aqui para ter acesso ao formulário de pesquisa. Para responder a todas as questões, você leva somente um minuto. Por questões metodológicas, os respondentes não são identificados, sendo garantido o anonimato.
A pesquisa avalia o nível de transparência do Banco Central, referente às suas diversas áreas de atuação: política monetária, estabilidade financeira, política cambial, educação financeira, prestação de contas, entre outras.
Esta já é a terceira edição da pesquisa de transparência do BC. Os dois primeiros levantamentos ocorreram em 2020 e 2021. Trata-se de uma pesquisa recorrente, cujo objetivo é acompanhar a evolução dos índices de transparência da instituição. Clique aqui para conhecer os resultados da edição anteiror.
“A colaboração dos participantes da pesquisa possibilita o aprimoramento da disponibilização de informações e dos serviços prestados pelo Banco Central. Com a pesquisa, o BC busca aprimorar seu relacionamento com a sociedade”, explica Hélio Celidônio, Ouvidor do Banco Central.
Dados abertos
Além disso, a pesquisa também busca identificar o interesse do público pelos dados gerados pelo BC, para que esses dados possam integrar o Portal de Dados Abertos do BC. O formato aberto possibilita a leitura das informações, por meio de máquinas e sistemas automatizados, promovendo mais transparência e acessibilidade.
Agenda BC#
A agenda de trabalho do Banco Central possui seis dimensões de atuação: Transparência; Sustentabilidade; Competitividade; Inclusão; Educação, e Excelência. A dimensão Transparência investe no incremento da comunicação e na disponibilização de informações, com o objetivo de garantir a simetria de informações. A realização da pesquisa é uma das ações previstas na Agenda BC#.
Para sanar eventuais dúvidas, entre em contato com [email protected].
Fonte: Banco Central do Brasil