No dia 20 de junho teve início a programação oficial da 79.ª edição da Festa de São Pedro Apóstolo, em Matinhos. O novenário ocorre até o dia 28 de junho, às 19h, em preparação à solenidade do santo padroeiro. A cerimônia de abertura aconteceu na Igreja Matriz e foi comandada pelo Padre Emerson. As atividades religiosas e sociais irão se estender até o dia 2 de julho.
Dentro da programação, ocorrerão bênçãos das famílias, jovens, idosos, crianças, viúvos, chaves, coordenadores de pastorais e movimentos. Além das procissões terrestre, marítima, motorizada e ciclística. No dia 29 de junho, às 10h30, terá Missa Solene na Igreja Matriz, em Matinhos.
O padre José Miguel de Oliveira, da Paróquia São Pedro Apóstolo, destacou o trabalho das equipes que, desde o começo de junho, estão envolvidas na festa e ao mesmo tempo convidou toda a população para participar das atividades do evento religioso. “As nossas equipes estão desde o começo do mês de junho trabalhando na festa deste ano e convidando todo o povo do nosso litoral, as pessoas já conhecem a tradicional Festa de São Pedro Apóstolo, essa festa que já está completando 79 anos. Começou na pequena Colônia de Pescadores, devotos de São Pedro, e foi se expandindo. E hoje estamos realizando essa festa que começou dia 20 de junho e vai até o dia 2 de julho. Teremos as novenas, todas as noites, às 19h, e logo após terá a parte externa e recreativa da nossa população”, disse.
Diariamente ocorre binguinho, quentão, pinhão, doces, lanches, churrasco, tainha, pastel, caldos, espetinhos, bebidas entre outras opções. A festa social acontecerá de 26 de junho a 2 de julho, na Paróquia São Pedro Apóstolo, localizada na Rua Ernesto Postarek – 171, em Matinhos. No dia 29 de junho terá a realização do Show de Prêmios, sendo R$ 15,00 cada cartela. Os prêmios são: 1 moto 0 KM; 1 vale compras no valor de R$ 5.000,00; 1 TV de 50”; 1 notebook; 1 Smartphone e 1 bicicleta.
Além da 79.ª edição da Festa de São Pedro Apóstolo, em Matinhos, o movimento no local é visto ao longo de todo o ano, ainda mais em dias de feriado, temporada de verão e em demais datas específicas. “Nós temos diariamente dois padres, das 8h às 18h, além de um plantão de atendimento o ano todo”, contou o padre José Miguel.
De acordo com o líder religioso, além das missas, há procissões que fazem parte da programação oficial da festa. “Temos algumas procissões, sendo a ciclística (dia 24), motorizada (dia 25) e no dia da festa nós teremos, às 8h30, a procissão marítima, que já é tradição, tendo em vista que os nossos proprietários de canoas, de barcos, fazem um grande passeio com São Pedro em nossa praia festejando o apóstolo. No final, a procissão vai até a igreja e teremos a missa dos pescadores”, explicou o padre.
A estrutura da festa social foi montada para atender a população nos dias do evento religioso. “Como é tradição, tem uma grande estrutura, vamos servir muitas coisas próprias juninas e temos um binguinho para atrair as pessoas. Teremos um parque de diversão para as crianças. Então, essas coisas externas serão bem bonitas porque todo mundo vai querer participar e celebrar com a gente”, relatou.
O padre José Miguel de Oliveira fez um convite para que todos possam participar e prestigiar a 79.ª edição da Festa de São Pedro Apóstolo, em Matinhos. “Venham celebrar conosco, pedir a proteção de São Pedro, que é aquele que está no leme e guia o barco de Jesus e nós estamos nesse barco com ele”, convidou.