A Portos do Paraná realiza na terça-feira, 20, seu 1.º Fórum de Navios de Cruzeiros. O evento é coordenado pela diretoria Empresarial da empresa pública e conta com participação da Secretaria de Cultura do Estado, de todas as prefeituras e secretarias de turismo do litoral paranaense, da MSC Cruzeiros e de empresas e entidades ligadas ao ramo do turismo.
O diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, enfatiza que “o objetivo do Fórum é dar início às tratativas buscando a excelência no recebimento de navios de passageiros, na operação de embarque e desembarque de turistas e na recepção dos mesmos na cidade de Paranaguá”, destaca.
Programação
8h30 – Recepção / Assinatura da lista de presença
9h – introdução e boas-vindas
Luiz Fernando Garcia – Diretor-presidente da Portos do Paraná
9h15 – palestra de abertura
André Pioli, Diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná
“A conquista da inclusão do Porto de Paranaguá na rota turística de navios de passageiros.”
9h30 – Palestra
Márcio Nunes, Secretário de Estado do Turismo
“Importância da inserção de Paranaguá na rota dos navios de cruzeiro e o que representa para o Litoral e todo o Estado.”
9h45 – Palestra
Marco Cardoso, gerente de Operações da MSC Cruzeiros
“O navio e o negócio em si, Turismo de Cruzeiros da empresa.”
10h – Maria Plahtyn, secretaria municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá
“Como Paranaguá está se preparando para receber quem vem embarcar e quem vai desembarcar na cidade.”
10h15 até 10h30 – coffee break
10h40 – Debate
Com mediação e com sete integrantes na mesa, todos os participantes do auditório com direito a voz.
11h30 – Encerramento
Agradecimentos, considerações finais e anúncio da definição de data do 2.º Fórum de Navios de Cruzeiro de Paranaguá.
Paranaguá entrou na rota de Navio de Cruzeiros
A MSC Cruzeiros, uma das principais companhias do segmento no mundo, anunciou no dia 26 de março desse ano, escalas e embarques inéditos em Paranaguá, com o navio MSC Lirica, a partir de novembro. O MSC Lirica vai operar itinerários do Porto de Paranaguá para Itajaí, Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai).
Assim, o Paraná se juntará a outros portos de embarque já conhecidos no Brasil, como Itajaí, Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Maceió, entrando definitivamente na rota turística desse segmento.
O anúncio foi feito pelo diretor-geral da MSC no Brasil, Adreian Ursilli, e pelo secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes, durante o 14° TOP MSC 2023 — evento para agentes turísticos de todo o País a bordo do MSC Seashore.
“Temos um grande potencial de mandar paranaenses e turistas de demais estados para toda a América do Sul. Boa parte dos paulistas, argentinos, uruguaios e paraguaios vai acabar embarcando de Paranaguá. Iremos transformar o Paraná com bons roteiros, bons produtos para ir para as prateleiras dos agentes de viagens”, destacou Nunes, que representou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior na ocasião do evento.
No fim do ano passado, o Porto de Paranaguá recebeu o navio de cruzeiros MSC Armonia. A embarcação atracou no berço 215. A parada turística foi um teste para inserir o terminal paranaense na escala fixa das embarcações da empresa.
Com informações da Portos do Paraná