A triste realidade observada no País quanto a violência sexual de crianças e adolescentes é assustadora. Os números, especialmente na pandemia, aumentaram de forma exponencial e o que já era um tema necessário de ser trabalhado na sociedade e enfrentado pelo poder público e por todos os cidadãos se tornou algo ainda mais urgente. Neste mês, a população tem a oportunidade de conhecer mais sobre as formas de prevenção e combate às violências devido à campanha nacional Maio Laranja. O objetivo dessas campanhas que, realizadas uma vez ao ano, é colocar luz ao problema que acontece durante todos os dias do ano, vitimando crianças e adolescentes.
O enfrentamento e a luta pelo combate ao abuso sexual de crianças muitas vezes são silenciosos, pelo tema ainda ser tabu e evitado ser colocado em discussão no âmbito das famílias, o que não contribui em nada para haver resultados efetivos. Mais do que falar do problema, é necessário informar o que configura abuso e exploração sexual e, principalmente, as formas de denúncia.
Durante seminário realizado em Paranaguá na quinta-feira, 18, data que marca o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual, muito foi se falado sobre a atuação do Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (Caicavv). O espaço foi inaugurado em 2021 de forma inédita no Estado, na área central do município, com todos os atendimentos concentrados e integrados no mesmo local. Desta forma, crianças e famílias podem ser atendidas de forma humanizada para não passarem pelo sofrimento de relatar o caso mais de uma vez.
Que toda essa luta contra as violências encontre saídas efetivas e alcance o objetivo real que é de salvar vidas de crianças e adolescentes para terem seus direitos garantidos e possam se desenvolver de forma plena e saudável.