Telhas e vigas de concreto caíram na parte interna e calçada. Desabamento afetou abastecimento de energia no bairro 29 de Julho
Na tarde da segunda-feira, 8, por volta das 15h, ocorreu o desabamento de parte do telhado de um armazém de uma empresa de fertilizantes localizada no bairro 29 de Julho, na região portuária de Paranaguá, no cruzamento entre as ruas Cinco de Junho com Comendador Correia Júnior, n.º 520. Equipes do Corpo de Bombeiros do Paraná estiveram na parte interna da edificação atendendo a ocorrência, bem como ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Segundo as primeiras informações obtidas, oito trabalhadores do sexo masculino estariam atuando na manutenção do telhado quando ele veio abaixo.
Entre os trabalhadores que estavam no local, seis foram encaminhados ao Hospital Regional do Litoral (HRL), dois deles em estado grave e quatro com ferimentos moderados. Outras duas vítimas, com ferimentos leves, foram deslocadas até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paranaguá.
O desabamento atingiu a parte dos fundos do complexo de armazenamento de fertilizantes que fica próximo à linha férrea e teria comprometido a estrutura da edificação. Vigas de concreto e telhas caíram na parte interna do armazém e na calçada do lado de fora. Nenhum veículo estacionado na via ou pedestre foi atingido. A queda do telhado teria também comprometido a fiação elétrica que abastece a região. Funcionários foram ao ponto de encontro, no pátio da empresa, e acompanharam o atendimento da ocorrência. O armazém conta com uma grande estrutura que abrange a quadra inteira da localidade.
Corpo de Bombeiros
O 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros (8.º GB) emitiu nota sobre a ocorrência. “Por volta das 15h do dia 08 de maio de 2023 o Corpo de Bombeiros de Paranaguá foi acionado para atendimento a uma situação de desabamento de estrutura em uma empresa na região portuária. Foram deslocadas viaturas de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros de Paranaguá – Costeira e Nilson Neves, além do Oficial de Área e voluntários do setor administrativo. No local foram constatadas oito vítimas, dentre elas: duas em estado grave, duas com ferimentos moderados, e quatro com ferimentos leves”, detalha a nota.
“Todas as vítimas foram atendidas, triadas, e encaminhadas pelo Corpo de Bombeiros com o apoio do SAMU LITORAL. Até o momento não foi repassada a causa do desabamento”, finaliza a Comunicação Social do 8.º GB.
Empresa
Em nota a empresa Cibra lamenta profundamente o acidente ocorrido na tarde de segunda-feira, 8, na unidade de Paranaguá, vitimando oito funcionários da empresa AG&BM Construtora, que prestava serviços de manutenção no telhado da estrutura, desde o dia 2 de maio. “Infelizmente, um dos funcionários faleceu. As outras vítimas, sendo três em estado grave e quatro com escoriações, seguem em atendimento no Hospital Regional do Litoral”, informou a empresa.
As equipes de brigadistas e de segurança do trabalho da Cibra prestaram os primeiros socorros e chamaram o SAMU e Corpo de Bombeiros, que chegaram rapidamente, socorrendo todas as vítimas.
A Cibra informa que suspendeu as atividades da unidade e está colaborando com as autoridades responsáveis para as apurações das causas do acidente. A empresa reforça que se solidariza com as famílias das vítimas e está prestando todo apoio necessário.