Portos do Paraná

Trabalhadores portuários recebem orientações sobre saúde e segurança no trabalho

Ação Saúde nos Portos foi realizada na terça-feira, 25

A Portos do Paraná realizou na terça-feira, 25, em frente ao edifício Dom Pedro, mais uma edição da Saúde no Portos. A ação integra as atividades da campanha Abril Verde da empresa pública, que busca conscientizar sobre a importância da saúde e segurança no trabalho.

O evento foi coordenado pela Gerência de Saúde e Segurança no Trabalho da Portos do Paraná e contou com a parceria do sistema SEST/SENAT e do Órgão de gestão de mão de obra do trabalho portuário, o OGMO Paranaguá; Paraná Medicina Empresarial (PME) e Prefeitura Municipal de Paranaguá.

O gerente de Saúde e Segurança no Trabalho da Portos do Paraná, José Sbravatti, explicou como a ação é organizada e a importância do evento em prol dos trabalhadores. “No mês de abril a Portos do Paraná realiza a campanha Abril Verde, alusiva à prevenção e segurança no trabalho. Nesse dia 25 trazemos o que se chama Saúde nos Portos, uma ação do Governo Federal desenvolvida através do SEST/SENAT. Eles vêm até aqui, traz profissionais de saúde para atendimentos com psicólogos, enfermeiros, dentistas, além de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, tudo em prol da saúde do trabalhador portuário”, disse Sbravatti.

z9t1bo98
“A ação se consolida no nosso calendário como uma ação a ser desenvolvida ao longo de todos os anos daqui em diante”, afirmou o gerente de Saúde e Segurança no Trabalho da Portos do Paraná, José Sbravatti

Os trabalhadores portuários também tiveram acesso a vacina da gripe disponibilizada pela Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde. A categoria faz parte do grupo prioritário da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e já pode receber o imunizante.

Esta é a segunda edição do Saúde nos Portos e a estimativa é de que cerca de 500 trabalhadores passaram pelo local para receber os serviços e obter informações. “A ação se consolida no nosso calendário como uma ação a ser desenvolvida ao longo de todos os anos daqui em diante”, afirmou Sbravatti.

Campanha

zab392te
Entre os serviços oferecidos estavam vacinação, aferição de pressão e medição de glicose 

Segundo o gerente, a Portos do Paraná tem um calendário anual de campanhas voltadas para a segurança no trabalho. “Esse é um dia que marcamos para prestar esses atendimentos, mas ao longo do mês temos desenvolvido vários diálogos de segurança, abordagens comportamentais, sempre de uma forma positiva levando informações úteis sobre saúde, segurança e prevenção ao trabalhador portuário. São informações que tentamos aplicar ao máximo na rotina operacional de cada um”, destacou Sbravatti.

Ao longo deste mês, dentro da campanha Abril Verde, todos os trabalhadores que forem reconhecidos executando uma prática segura recebem um adesivo verde para colar nos seus capacetes, com a mensagem central da campanha: ‘Cuidado Ativo, por mim e por você’. Ao final do mês, esses trabalhadores irão participar de um sorteio de uma TV 32.

Para Shana Bertol, diretora executiva do OGMO de Paranaguá (órgão de gestão de mão de obra do trabalho portuário), é necessário que todos caminhem juntos, trabalhando na conscientização quanto à importância das medidas preventivas para que se possa evitar acidentes de trabalho na faixa portuária. “Vamos resguardar nosso bem maior, que é a vida do trabalhador”, destacou.

Data

O mês de abril foi escolhido com base no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, que acontece no dia 28. A data faz alusão às 78 vítimas de uma explosão na cidade de Farmington, Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

Você também poderá gostar

Trabalhadores portuários recebem orientações sobre saúde e segurança no trabalho

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Trabalhadores portuários recebem orientações sobre saúde e segurança no trabalho

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.