Utilidade Pública

Fraldas geriátricas são distribuídas gratuitamente na rede municipal de saúde

Para ter direito ao material, paciente ou responsável deve ir a um posto de saúde se consultar e comprovar necessidade, podendo retirar as fraldas no setor de Assistência Social do Hospital João Paulo II

De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2018 foram distribuídas 32 mil fraldas

A concessão de fraldas geriátricas para adultos é feita de forma gratuita pela Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap). Entretanto, segundo a rede municipal de saúde, existe um protocolo que deve ser seguido para o cidadão ter direito ao recebimento dos produtos. Segundo a Semsap, o item é uma necessidade dos pacientes para manter a higiene correta e por questão de saúde. 

“Em 2018, foram atendidos 320 pacientes e distribuídas 32 mil fraldas. São oferecidos nos tamanhos P ao GG”, explica a assessoria da Semsap.  

PASSO A PASSO PARA CONCESSÃO

De acordo com a Secretaria de Saúde, para o cidadão ter direito ao recebimento da fralda, ele deve inicialmente passar por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), conhecida popularmente como posto de saúde, e ter a prescrição médica para recebimento gratuito do produto após consulta. “O encaminhamento também deve conter o tamanho e quantidade da fralda, determinados pelo profissional. São liberadas, no máximo, 150 fraldas ao mês, para pessoas que não tenham condições de comprar”, explica.

Após ter obtido o encaminhamento médico, o paciente então deve ir ao departamento de Assistência Social da Semsap, que fica localizado no Hospital João Paulo II, na Vila Divineia. “Neste local, a assistente social faz um cadastro e marca a data para a primeira retirada”, finaliza a Secretaria de Saúde.
 

Você também poderá gostar

Fraldas geriátricas são distribuídas gratuitamente na rede municipal de saúde

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.