Na quinta-feira, 14, a Prefeitura de Pontal do Paraná emitiu um balanço de uma série de mutirões de limpeza que foram realizados no balneário Pontal do Sul desde o início de março, seguindo pelo mês de abril, onde foram retiradas 250 toneladas de entulhos e cerca de meia tonelada de lixo reciclável. Na quarta-feira, 12, foi realizado um grande mutirão com presença de equipes das secretarias municipais de Saúde, Obras e Meio Ambiente, em Pontal do Sul, com limpeza, recolhimento de entulhos e conscientização da população com entrega de material informativo, sendo coordenada pelo Setor de Vigilância em Saúde.
De acordo com o município, a ação levou equipes “para conscientizar a população e eliminar os criadouros removíveis, a fim de frear a proliferação do mosquito”, detalha. A Secretaria Municipal de Obras designou uma frota de máquinas, caminhões com funcionários para recolher os entulhos e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, designou a equipe da Amcorespp – Associação Municipal dos Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná para coletarem os resíduos recicláveis espalhados pelo balneário”, informa a prefeitura. “O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, esteve acompanhando as ações de perto, inclusive participou delas junto com a equipe, parabenizando a todos os envolvidos”, complementa.
Pontal do Paraná com grande incidência do Aedes Aegypti
“Pontal do Paraná é considerado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), um município com grande incidência do mosquito da Dengue por ter disseminação o ano todo. Pontal tem grande probabilidade de proliferação devido ao calor e também por ter criadouros de lixos domésticos, depósitos naturais (bromélias) e depósitos fixos (piscinas, tanques, calhas, pneus, caixas d’água, entre outros)”, explica a assessoria.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Jessica Emelyn dos Santos Gaudencio, a Coordenadoria está preocupada com o aumento de casos suspeitos de Dengue no município, com isso se fez necessário um mutirão para atender o balneário Pontal do Sul, “que apresentou maior quantidade de casos e focos do mosquito”, ressalta. “Ações nesta região ocorrem desde o início do mês de março e se intensificaram na quarta-feira, 12, com a ação de mutirão, envolvendo três secretarias, onde realizamos a retirada de 250 toneladas de entulhos e cerca de meia tonelada de lixo reciclável. Equipe de endemias, com apoio das equipes de Agentes Comunitários de Saúde reforçaram as orientações de cuidados, com material informativo, entrega de sacos plásticos (quando necessário) sobre limpeza dentro e fora das residências. Temos que reforçar os cuidados, que são individuais e coletivos, a ajuda da população é imprescindível para juntos combatermos o mosquito”, finaliza Jessica.
Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná