Ciência e Saúde

Guaratuba terá “Dia D” de Multivacinação no próximo sábado

Toda a família poderá atualizar a carteira com as doses que faltam

cd 3gm8

O secretário estadual de Saúde, Cesar Neves abre a campanha de imunizacao contra a Covid com Vacina Bivlalente nedta segiunda-feira (27) na comunidade indigena Campina no municipio de Mangueirinha, sudoeste do estado. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O município de Guaratuba realizará, no sábado, 15, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para a atualização da carteira vacinal de crianças e adolescentes, de zero a 15 anos, vacinas contra Covid-19 (doses monovalentes e bivalente) e também vacina contra gripe. Na data, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas, das 8h às 17h.

A equipe da Atenção Primária em Saúde verificará as vacinas do calendário de imunização em atraso. Na ocasião, também será realizada a atualização do cadastro do Bolsa Família, com pesagem de crianças, adolescentes, mulheres e gestantes referente à 1.ª vigência de 2023. 

Gripe

Contra a gripe, as doses são disponibilizadas para crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes e puérperas; idosos, professores; pessoas com comorbidades; trabalhadores da saúde; povos indígenas; pessoas com deficiência permanente; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários dessas unidades; forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; e trabalhadores portuários.

Covid-19

Já a vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19 é destinada a idosos de 60 anos ou mais de idade. Além de pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILP e RI) e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade); gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); e população privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. 

As pessoas desses grupos já citados que tiverem apenas uma dose ou nenhuma, deverão ser vacinadas com a vacina monovalente completando as duas primeiras doses iniciais. 

Durante o Dia D de Multivacinação também será realizado o esquema vacinal primário e reforços com as vacinas Covid-19 monovalentes para crianças entre seis meses e quatro anos de idade, crianças entre cinco e 11 anos de idade, adolescentes e adultos de 12 a 59 anos de idade.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Você também poderá gostar

Guaratuba terá “Dia D” de Multivacinação no próximo sábado

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Guaratuba terá “Dia D” de Multivacinação no próximo sábado

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.