Todas as noites na Vila Cruzeiro, em Paranaguá, as atenções se voltam para a Rua Ildelfonso Munhoz da Rocha, precisamente na sede do Acadêmicos do Litoral. Lá a movimentação começa cedo e se estende até meia-noite com o ensaio da bateria que chega a reunir mais de 100 pessoas.
Dona Milene Gomes, fundadora e presidente da escola de samba, coloca sua cadeira na calçada e acompanha tudo de perto. Aos 90 anos, ela não deixa de acompanhar os ensaios e atender a comunidade que procura a escola para desfilar.
Neste ano, assim como em anos anteriores, o enredo é voltado para a cultura local: “Vem festejar as festas populares da Cidade Mãe do Paraná, com a Mãe Verde e Rosa Dona Milene”.
A ideia, segundo a comissão de Carnaval, é mostrar o calendário das festividades de Paranaguá. As festas atuais e também aquelas que não existem mais, como por exemplo, a Fejupa.
Como o próprio tema indica, a matriarca do Carnaval parnanguara também é uma das homenageadas no desfile. Isso porque a história de vida de Milene está totalmente ligada ao Carnaval da cidade, que é uma das festas populares mais esperadas. Como ela sempre afirmou:
“Eu nasci no samba, me criei no samba e vou morrer no samba. O Carnaval é minha vida e minha paixão”, destaca.
ACADÊMICOS
A Acadêmicos foi fundada em 4 de outubro de 1973 e irá desfilar com 310 componentes espalhados em 9 alas, 2 carros-alegóricos e um quadripé. Contará com 21 destaques de luxo e irá mostrar alas coreografadas. Adriano Lourenço, da comissão de Carnaval, avisa que os ensaios técnicos serão realizados a partir do dia 10 de fevereiro para todas as alas.
O desfile também contará com a rainha de bateria Celia Pereira, juntamente com o rei da bateria, Lucas Santos. Além do casal, também integra a ala de passistas a jovem Gabi Santos (Rainha da bateria mirim).
Passistas sambam nos ensaios junto com a bateria
Por falar em bateria, esse setor é um destaque à parte no Acadêmicos do Litoral. O mestre que comanda os 50 ritmistas é um dos mais experientes do litoral: João Feliciano, que possui ampla bagagem no Carnaval parnanguara desde a década de 1980 e já passou por várias agremiações, conquistando a nota máxima.
Mestre de bateria João Feliciano
Um dos destaques já confirmados é da dançarina e ambientalista Jéssica Santos, a qual estará no carro abre-alas. Jéssica possui mais de 15 anos de atividades ligadas ao Carnaval e esteve na sede da escola esta semana para agilizar os preparativos de sua fantasia.
Jessica Santos é um dos destaques confirmados do desfile
CONFIRA A LETRA DO SAMBA
OLHA AÍ, EU QUERO VER
CAIR NA FOLIA COM A VERDE E ROSA
A MAIS FAMOSA CHEGOU, VEM SAMBAR
TEM FESTA EM PARANAGUÁ
OS ARAUTOS ANUNCIAM
É MAIS UM ANO DE RENOVAÇÃO
MUITA PAZ E HARMONIA
É CARNAVAL, SOU ACADÊMICOS DO LITORAL
NUM DIA DE SOL E ALEGRIA
UM BANHO DE MAR A FANTASIA
MAIS QUE SAUDADE DESSA FESTA POPULAR
NA FEJUPA, TINHA FESTANÇA NO MEU ARRAIÁ
NO FESTIVAL DA TAINHA VOU SABOREAR
AS DELÍCIAS QUE VÊM DESSE MAR
NA FESTA DAS NAÇÕES, COMIDAS DO MUNDO INTEIRO, CONQUISTANDO GERAÇÕES
FESTEJANDO E DANÇANDO
LÁ VOU EU… NO GRANDE BAILE DO FANDANGO
TEM QUEIMA DE FOGOS PRA COMEMORAR
O ANIVERSÁRIO DE PARANAGUÁ
OUÇO RONCOS DO MOTOR
NA GARUPA VOU LEVAR O MEU AMOR
Ó, ROGAI POR NOS NOSSA SENHORA PADROEIRA
ABENÇOE SEUS ROMEIROS E A COMUNIDADE PESQUEIRA
TRAGA FORÇA E VITALIDADE
À MAE VERDE E ROSA
DONA MILENE UMA SAMBISTA DE VERDADE
Celia Pereira é a rainha da bateria