Helenice Sant’Anna participa do Carnaval de Paranaguá desde 1975, estreando na Escola de Samba Flor da Mocidade. Em 1985, Helenice iniciou como porta-bandeira, por intermédio do saudoso Celso Amopa, depois ingressou no Cartolas de Prata, ocupando o disputado posto de rainha da bateria. O destino parecia estar traçado na vida de Helenice porque ela voltou a desfilar como porta-bandeira no Cartolas. Só que desta vez com mais técnica.
“O falecido Gilberto Chaiben foi muito importante porque ele me mostrava fitas de vídeo do Carnaval do Rio, e olhando eu fui aprendendo mais”, contou.
Passados alguns anos, Helenice foi para a União da Ilha dos Valadares também desfilando como porta-bandeira. Já em 1998, através das oficinas de artes carnavalescas com os profissionais do Rio de Janeiro, ela aperfeiçoou as técnicas. “Nós achávamos que o que fazíamos estava de bom tamanho, mas no curso foi como se aprendêssemos tudo novamente”, recorda.
Uma das épocas marcantes na carreira de Helenice aconteceu de 1996 a 2001, quando carregou o pavilhão do ‘Acadêmicos do Litoral’. Na verde e rosa parnanguara Helenice fez história e ao sair do Acadêmicos ela participou de uma reunião, que serviu para fundar uma nova escola de samba em Paranaguá: ‘Filhos da Gaviões’.
Sendo uma das fundadoras, ela desfilou como porta-bandeira apenas na estreia depois passou a bandeira para o casal Nayara e Willian (seu filho). Na mesma época, ano de 2001, ela foi convidada por Mágico Junior para defender as cores do ‘Leão da Estradinha’, onde permaneceu até 2014 como porta-bandeira.
Por motivo de saúde (intervenção cirúrgica no fêmur), hoje ela participa do desfile apresentando o casal de mestre-sala e porta-bandeira, que são seus filhos (Willian e Simone), função que lhe enche de orgulho.
Helenice é filha da dona Maria de Lourdes, que recebeu o título de Cidadã do Samba, em 2010. Helenice é mãe de Simone Sant’Anna (também porta-bandeira) e mãe de Willian Sant’Anna (mestre-sala) e a neta, a pequena Giovanna, de 11 anos, segue os mesmos passos, garantindo mais uma geração para o Carnaval parnanguara.