Caros leitoras e leitores
Neste artigo, vamos discutir a crescente importância da liderança feminina, que tem ganhado cada vez mais destaque em todo o mundo. É notável o aumento do número de mulheres em posições de liderança, e embora a igualdade de gênero ainda seja um desafio no ambiente de trabalho, o progresso é visível e inspirador.
Historicamente, as posições de liderança eram dominadas por homens, mas as mulheres estão ganhando mais espaço e poder na sociedade, provando que sua contribuição como líderes é fundamental. A abordagem colaborativa e empática das mulheres leva a uma cultura de trabalho mais inclusiva, que valoriza a diversidade e estimula a criatividade e a resolução de problemas.
Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade na qual as mulheres são frequentemente vítimas de discriminação e preconceito, sendo subestimadas e tendo menores chances de ascensão profissional ou de terem seus talentos reconhecidos. No Brasil, uma pesquisa realizada pela Grant Thornton em 2022 apontou que apenas 38% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, um número ainda baixo, mas que reflete o avanço da força feminina na liderança. Mulheres como Luiza Helena Trajano, fundadora da Magazine Luiza, e Ana Paula Assis, presidente da IBM Brasil, são exemplos inspiradores de sucesso e liderança em setores dominados por homens.
Apesar dos obstáculos, as mulheres têm desempenhado papéis fundamentais em posições de liderança, trazendo perspectivas únicas e contribuindo para mudanças sociais significativas. Além disso, essas mulheres são fontes de inspiração para outras mulheres, fazendo-as acreditar em seu próprio potencial e serem valorizadas e reconhecidas. Eu como mulher fico muito feliz por perceber que a mulher com o decorrer do tempo está ocupando ainda mais seu espaço e que a cada dia as conquistas femininas estão visivelmente crescendo, valorizando ainda mais as mulheres, as quais merecem toda oportunidade e reconhecimento.
Luciana Santos Costa, advogada e secretária de Governo da Prefeitura de Paranaguá.