O Dia Internacional da Mulher é uma data para reflexão e também de celebrar conquistas. Em Paranaguá, há várias histórias de mulheres que inspiram e nos mostram que nas maiores adversidades encontram meios de construir e viver melhor.
Para entender um pouco dessa vivência, conversamos com Luciana Santos Costa, esposa, mãe, advogada, que fala da sua experiência destacando a importância da força e perseverança da mulher.
Parnanguara de nascimento, Luciana é filha da professora aposentada de matemática, Regina Helena, muito conhecida na cidade e que por muitos anos atuou na rede municipal e estadual de ensino, e do pai consertador, que por muitos atuou na faixa portuária. É casada há 26 anos com Sandro Gonçalves Costa, e mãe de Mariana, 23 anos, médica veterinária, e Amanda, 20 anos, universitária, intérprete, tradutora e professora de Inglês.
“Sou de uma família humilde, a educação foi o maior tesouro que meus pais me deram, e minha mãe, por ser professora sempre foi muito exigente, além dos estudos escolares também me colocou na aula de piano muito nova, tendo cursado por muitos anos. Então, a educação e a cultura sempre foram meu bem maior, que busquei transmitir para minhas filhas, e hoje entendo o quão importante é esta questão da cultura, do estudo e do conhecimento. Minha mãe sempre me dizia, e eu repito para minhas filhas, o saber não ocupa espaço e isso ninguém tira de você”, comenta Luciana.
Ela conta que sempre buscou conciliar a família e o trabalho. “Não foi fácil. Eu tinha que sempre estar me reinventando e me superando a cada dia. Sempre fiz os afazeres da casa, limpar, lavar e cozinhar são itens que não poderia deixar de lado, e ainda ter tempo para as filhas, para o casamento e para organizar o trabalho do escritório. Então, como eu disse, não foi fácil, e graças a Deus acredito que até agora estou conseguindo fazer isso bem feito, pois eles não reclamam”, externou.
Chefia de Governo
Luciana ocupa um dos cargos mais importantes dentro da Administração Municipal, a Chefia de Governo, e fala deste desafio. “A cada dia é um novo desafio. Eu sempre brinco que parece que quanto mais eu trabalho, mais trabalho tem para fazer. Não gosto de deixar trabalho para outro dia, não gosto de acumular processos, tento resolver tudo o mais rápido possível, nem que para isso eu tenha que ficar até mais tarde ou chegar mais cedo ou ficar na hora do almoço, mas eu venço a cada dia deixando as minhas tarefas todas cumpridas, e isso é da minha personalidade. Quanto mais processos tiro da minha mesa, mais processos aparecem, até parece que eles brotam, mas sempre estou me dedicando e me esforçando para fazer o melhor. O que me dá essa força é o amor que tenho pela minha cidade. Mentalizo que é sempre pelo bem da minha cidade e das pessoas que aqui vivem. Olhar e ver todas essas conquistas que a gestão tem feito para a nossa cidade, tendo à frente o prefeito Marcelo Roque, que é uma pessoa bastante ativa e atuante, querendo sempre mais e mais, é gratificante. Ele pede cinco coisas e você faz, quando pensa que vai receber um elogio, recebe mais tarefas, e isso é bom, porque é desafiador, mostra que a equipe consegue e que ele acredita nela. Fico feliz de poder estar contribuindo pela evolução da nossa cidade, pois podemos ver que a cidade é praticamente um canteiro de obras, tem muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, e, em cada lugar que passo, fico feliz porque sei que também contribui, pois aquele processo passou na minha mão, e eu fico pensando no futuro próximo, poder falar para os meus netos que a avó ajudou a fazer aquilo, que a avó trabalhou ali. Então, é gratificante você poder trabalhar para o progresso da cidade que você nasceu e cresceu.”
Pandemia
O trabalho no município levou a Dra. Luciana a assumir a coordenação da vacinação contra a Covid-19. “Foi um momento importantíssimo. Cada vez que toco nesse assunto, eu me emociono bastante, porque não foi fácil, não era a minha área, eu não sou uma profissional de saúde. Lembro muito bem, algo que marcou a minha vida, foi a pergunta da minha filha “mãe, mas você não é profissional de saúde, você precisa se meter nisso? Vai estar no meio daquele povo todo, e pode ter gente contaminada, e você não é da área de saúde, e você pode acabar se contaminando, se arriscando, e a gente mãe, você tem que pensar mais na sua família”. E eu disse para ela, filha, realmente não é minha obrigação funcional, porque realmente eu não sou uma profissional de saúde, mas eu tenho o dever moral, o dever enquanto cidadã, tenho a obrigação de ir para uma linha de frente, sim, ajudar os profissionais de saúde que estão nessa luta, que não está sendo fácil para eles. A gente vê a dificuldade dos profissionais de saúde, e eu tenho que estar lá, sim, dar as mãos e ajudar. Falei para ela, se o meu trabalho conseguir salvar uma vida, já valeu a pena, nem que isso valha a minha própria vida, mas eu vou arriscar, eu vou lutar, eu vou batalhar, não vou me acovardar, porque um dia, lá na frente, eu vou poder dizer que eu fiz a minha parte. E assim, a cidade toda testemunhou que não foi fácil, que a gente trabalhava todos os dias, começamos cedo, às seis da manhã, que já estávamos ali na Estação Ferroviária, não era só chegar e vacinar, tinha todo o preparativo antes do início da vacinação, junto com a equipe. E aqui quero dizer que foi uma equipe sensacional, que trabalhou de mãos dadas, e graças a Deus, essa união, essa vontade, e essa garra da equipe, foi decisivo para o sucesso dessa campanha”, avaliou Luciana.
Comunicação
No Dia Internacional da Mulher do ano passado, Luciana colocou em prática um sonho, de ter um espaço para dar destaque às mulheres. Nascia o Inspire-se Cast, que foi idealizado para que mulheres inspirassem outras mulheres com suas histórias pessoais e profissionais, ou seja, histórias de vidas reais, com o slogan “Mulheres inspiradoras, inspiram o mundo”.
“Foram experiências, e boas trocas de experiências, fico muito feliz de poder estar à frente deste projeto. Como é bom olhar para trás e ver que você fez coisas produtivas, eu sempre acreditei que poderia, enquanto mulher, enquanto cidadã, que eu poderia contribuir de alguma forma para melhoria da minha cidade, daí nasceu o Inspire-se, e criamos um canal, um mecanismo de trazer mulheres, cada uma, claro, na sua profissão, na sua área de atuação, no que gosta de fazer, para conversar e trocar experiências, e várias mulheres estiveram lá contando as suas histórias, e foi um sucesso. Demos uma parada no fim de ano, mas agora em março, a gente vai retomar o Inspire-se Cast com outras novidades”, adianta.
Fé e Devoção
Dentro de todos os compromissos do seu dia-a-dia, Luciana sempre reserva um tempo para a religiosidade. “Esse é outro ponto que me toca muito e me emociona, pois sou muito devota de Nossa Senhora do Rocio. Vou à Igreja do Rocio e me sinto em casa. Ali fui batizada e crismada, e sempre fui muito devota. Não perco uma novena, não perco uma procissão, e sempre vou às missas. É o momento que fortalece a minha fé. Vivi ali dentro um dos momentos mais difíceis da minha vida, por isso me emociono, quando minha filha caçula tinha 14 anos, foi diagnosticada com problema cardíaco e precisava fazer uma cirurgia. Fiquei desesperada, mas foi lá que eu busquei forças. Pedi para que Nossa Senhora cobrisse a minha filha com o seu manto sagrado, que ela salvasse a minha filha. Era uma mãe pedindo para uma mãe, e ela nunca tinha me desamparado, eu sabia que ela não ia me desamparar, e eu fui atendida, ela intercedeu, minha filha fez a cirurgia e hoje ela é perfeitamente saudável, mas segue fazendo o acompanhamento cardiológico. Foi lá que fui buscar alento e recebi, o que só veio a fortalecer a minha fé”, destaca.
Amor pelos animais
Outro lado que não esconde é o amor que sente em cuidar dos animais. “Eu sempre gostei de todo o tipo de animal. Não posso ver um animal abandonado na rua que já quero levar para casa, mas tenho conseguido me controlar. Hoje eu tenho 17 cachorros, que cuidamos com muito carinho e amor. Todos cachorros resgatados, peguei um, dois, quando me dei conta estava com dezessete. Gostaria de poder fazer mais, mas tudo demanda tempo, demanda recurso, porque não é fácil, é ração, veterinário, mas ainda bem que com veterinária já não gasto mais. Em casa, todos nós amamos cuidar deles, e tenho certeza que um dia as pessoas vão se conscientizar e tirar os animais das ruas. A gente sabe que ainda está muito longe de acontecer, mas é um sonho que um dia espero que se torne realidade”, externa Luciana.
Mensagem
Luciana aproveita a data para deixar uma mensagem a todas as mulheres. “Inspire outras mulheres. Eu sempre digo uma coisa no meu podcast, que é algo que eu sempre disse na minha vida, que sempre tive na minha cabeça e que eu sempre digo para minhas filhas, e reforço aqui, a mulher pode ser, estar e fazer o que ela quiser, basta que ela queira. Ela não deve aceitar a imposição de nada e de ninguém. A capacidade está dentro de cada uma, basta que a gente queira exercer, que a gente externe esse desejo. Então, o sucesso é uma consequência, com certeza, daquilo que você faz com vontade, daquilo que você faz com amor. Então a minha mensagem para as mulheres, é que elas coloquem na cabeça que podem ser, estar e fazer o que quiser, e o sucesso é apenas uma consequência”, finaliza Luciana.