ADI Paraná

Santa Catarina quer adiar certificação do Paraná como área livre de aftosa

Com a força de quem representa 40% do setor agropecuário, as cooperativas paranaenses querem apoio do governador Ratinho Júnior para que o Estado seja reconhecido como área livre de febre aftosa.

Com a força de quem representa 40% do setor agropecuário, as cooperativas paranaenses querem apoio do governador Ratinho Júnior para que o Estado seja reconhecido como área livre de febre aftosa. No ano passado, o Ministério da Agricultura autorizou o Paraná a retirar a vacinação a partir de novembro deste ano, passo fundamental para a certificação. O governo de Santa Catarina, hoje o único estado brasileiro com esse reconhecimento, faz pressão para adiar o processo para 2021. Em encontro na Fiesc, o secretário da Agricultura catarinense disse que a retirada é prematura e que já pediu ao Ministério que repense a questão. Caso contrário, afirmou, Santa Catarina vai elaborar uma lei que só permitirá a entrada, no estado, de animais com origem comprovada.

 
O eleito

A Organização das Cooperativas do Brasil mapeou o Governo Federal e identificou os principais – e melhores – interlocutores para o setor. Um dos eleitos é Roberto Campos Neto, aprovado ontem, 26, em sabatina no Senado para assumir a presidência do Banco Central. Espera-se com Campos Neto uma guinada na atuação do BC, com a implantação de políticas liberalizantes, redução de juros e apoio ao cooperativismo. Na sabatina, o economista elogiou o papel das cooperativas de crédito. “Por trazerem o cooperado para o centro das decisões, elas promovem o espírito empreendedor", afirmou.

Presidente na fronteira

O aparato de segurança montado em Foz do Iguaçu para receber a visita do presidente Jair Bolsonaro foi enorme. No entanto, o deslocamento do presidente do aeroporto até a Usina Hidrelétrica de Itaipu, onde acompanhou a posse do novo presidente brasileiro, o general Joaquim Silva e Luna, foi feito por helicóptero. Em seu discurso, Bolsonaro confirmou o acordo para a construção das duas novas pontes ligando o Brasil e o Paraguai.

 

Da Redação ADI Curitiba

Foto: Divulgação/SECS

 

 


Santa Catarina quer adiar certificação do Paraná como área livre de aftosaAvatar de Redação

Redação

Santa Catarina quer adiar certificação do Paraná como área livre de aftosa

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar