Considerado umas das melhores para o comércio, o Natal 2022 chega carregado de expectativa na retomada das vendas para os lojistas.
Após as restrições e limitações impostas nos últimos dois anos pela pandemia, os lojistas apostam em uma retomada presencial de consumidores.
O presidente da Câmara Setorial do Comércio Varejista da Aciap, Anwar Hamud Hamud, enfatiza que o comerciante está otimista e a movimentação nas lojas vai se ampliando nos dias que antecedem o Natal.
“O comerciante está otimista, pois com relação às datas comemorativas o Natal é a mais aguardada. Os lojistas se preparam e todos ficamos esperançosos, apesar de termos passado por um ano totalmente atípico. Tivemos um ano totalmente diferente dos habituais, mesmo com a pandemia que passou. Isso nos mostra que o Natal terá um pouco mais de movimento que o Natal do ano passado”, avalia Anwar Hamud, explicando que “muito pelo fato do consumidor estar mais disposto a consumir produtos em uma loja física do que em uma loja o-nline. “Além disso, os consumidores também estão mais dispostos a consumir produtos de entretenimento, de turismo, como restaurantes, passeios, viagens e tudo isso gera movimento para o comércio e gera compras no comércio local. Isso ocorre bem nas datas natalinas. Como já mencionei, apesar de termos passado por um ano atípico, como uma Copa do Mundo, em novembro e dezembro, e as eleições que tiraram um pouco o foco do consumidor para as compras, e aqui em Paranaguá tivemos também a Festa do Rocio que também tirou um pouco da atenção do consumidor nas compras natalinas”, completa.
Horário diferenciado
O comércio parnanguara está desde a semana passada trabalhando em horário estendido. “Na semana passada o comércio ficou até às 20h. Esta semana algumas lojas também ficam até às 20h, outras até às 21h. Mas é uma opção que o consumidor tem diferente, é uma opção a mais, principalmente para aquele consumidor que não consegue sair em horário de serviço neste mês de dezembro, e ele tem duas ou até três horinhas para vir ao centro fazer as suas compras, fazer a sua pesquisa de preços. Lembrando que nunca é bom deixar para última hora, é sempre bom lembrar de garantir o presente já”, destaca.
Incentivo ao Comerciante – Curso de Decoração Natalina
Com o objetivo de incentivar o comerciante, a Aciap, em parceria com o Conselho da Mulher Executiva e da Cultura e o Conselho do Jovem Empresário estão promovendo o Curso de Decoração Natalina. “O comerciante que enfeitar a sua fachada, a sua vitrine, sua loja, sua calçada enfim, enfeitar de alguma forma o seu estabelecimento, com o objetivo de promover o espírito natalino, o espírito de consumo nesta época do ano. Então estamos realizando esse concurso com o intuito de exatamente promover o estímulo às compras natalinas, que terá uma premiação através de uma homenagem. Esta uma homenagem será feita através de uma reunião de diretoria, para agradecer ao comerciante e poder agradecer e dizer que é muito bom poder contar com ele nessa época do ano. Ações como essa não promovem só o comércio dele, promove o comércio local e o espírito de consumo nessa época do ano”, enfatiza o diretor.