Na terça-feira, 13, a Prefeitura de Antonina divulgou que o município apresenta nove moradores com quadro confirmado de dengue, mesmo número registrado nos informes divulgados pelo município nas últimas semanas. Em novembro, equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram uma ampla ação de enfrentamento à dengue, com conscientização dos moradores em torno da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
Segundo a assessoria, no último boletim da dengue divulgado na terça-feira, 13, com dados da doença até o dia 12 de dezembro, Antonina atualmente conta com três casos suspeitos da enfermidade. Até agora, nove registros da dengue foram confirmados e 75 descartados.
“Em boa parte dos casos, a dengue pode não apresentar nenhum sintomas. Mas, é preciso ficar atento pois a doença possui quatro variações diferentes, podendo ser contraída mais de uma vez. Alguns sintomas mais comuns dessa doença são: manchas vermelhas pelo corpo (Eritema), dor no corpo, fadiga, dor de cabeça, febre, dor abdominal e perda de apetite”, detalha a Prefeitura. “Caso você ou alguém que você conheça esteja com algum desses sintomas, contate o Disk Saúde da Prefeitura pelo telefone: (41) 98534-0849”, completa.
Mobilização
Em novembro, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, realizou uma ação de combate à dengue em Antonina, com a participação de alunos das escolas estaduais, iniciativa que possui base na Lei n.º 12.235/2010, que determina que o penúltimo sábado do mês de novembro seja destinado a mobilização do poder público e da população para a realização de ações alusivas ao enfrentamento do Aedes Aegypti. “O objetivo é mobilizar a população sobre a importância de se eliminar os possíveis criadouros do mosquito vetor e transmissor das arboviroses, Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela”, detalha a assessoria.
“Todo recipiente que possa acumular água pode se tornar um possível criadouro, como vasos de plantas, lages, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, ou até mesmo recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Medidas simples também podem ser adotadas, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água. Fique atento. Cuide-se”, informa a Secretaria de Saúde.
Infestação
Segundo o Boletim de Infestação Predial n.º 6 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que aborda o controle vetorial do Aedes Aegypti em todo o Paraná entre 14 de outubro a 2 de dezembro de 2022, Antonina está com infestação de disseminação e manutenção do vetor nos domicílios, assim como Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá e Morretes no litoral do Paraná. “No Paraná inclui-se nesta categoria 356 municípios (89,2%)”, informa a Sesa. Guaraqueçaba é o único município do litoral sem infestação do mosquito, segundo o último boletim da Sesa.
Com informações da Prefeitura de Antonina