Paranaguá se mantém com um número reduzido nos casos agravados ou de óbitos por Covid-19 em comparação aos anos anteriores, porém, como ocorre em vários países, o Brasil tem verificado um aumento no número de contaminados. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde preparou um espaço próprio no Centro de Diagnóstico João Paulo II para coletas de exames de Covid-19, retirando esse público das unidades básicas e evitando a transmissão cruzada. O atendimento será das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.
“As unidades básicas de saúde recebem pessoas de várias idades e enfermidades diferentes. Pretendemos evitar o contato de pessoas com Covid-19 e os demais pacientes. Além disso, nas unidades é realizada vacinação de rotina em crianças, gestantes, entre outros públicos”, observa o coordenador da Sala de Situação, Gianfrank Juilian Tambosetti.
“O espaço foi preparado e contará com profissionais para a realização dos exames e, caso necessário, a dispensação de medicamentos ocorre no local facilitando para os pacientes que buscarem pelo teste”, afirma a secretária municipal de Saúde interina, Luciana Costa.
A entrada de pacientes para exames ocorre pela Rua Rodolpho Schwarzabach, lateral do Centro de Diagnóstico João Paulo II.
SINTOMÁTICOS
Apenas pessoas com sintomas devem procurar o espaço. Isso se dá para evitar resultado falso negativo. Podem buscar o local para realização do exame pacientes com um ou mais destes sintomas: febre, cansaço, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, calafrios, diarreia, alteração no olfato ou no paladar, fraqueza e dor muscular.
ATESTADOS E DECLARAÇÕES
Conforme Norma Técnica publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira, 7, a partir desta data, o resultado do exame servirá como atestado para afastamento. Nele constam resultado e período de isolamento. Caso o exame dê negativo, o mesmo documento servirá como declaração pelo horário de atendimento.
Fonte: Prefeitura de Paranaguá