Na segunda-feira, 20, o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, em vídeo divulgado pela Prefeitura nas redes sociais, informou que o quarto atracadouro que estava sendo revitalizado pela concessionária Internacional Marítima, responsável pela travessia de veículos e passageiros pela baía de Guaratuba, foi entregue na terça-feira, 6, em funcionamento, segundo a empresa. Justus reforçou a importância da ação para solucionar transtornos, mas também reforçou a expectativa para que a liberação da BR-376 ocorra com solução definitiva das filas.
“O quarto atracadouro da Internacional Marítima que estava previsto para iniciar no dia 15 de dezembro, entrou em operação nesta terça-feira, 6. Com os quatro atracadouros em funcionamento, haverá uma melhora no fluxo de veículos e também um menor tempo de espera nas filas”, afirma em nota a Prefeitura de Guaratuba.
Em vídeo, o prefeito salientou que o quarto e último atracadouro que entraria em operação no dia 15 de dezembro pela concessionária, teve entrega adiantada em nove dias. “O Luiz Alves da companhia Internacional Marítima entrou em contato comigo hoje (segunda-feira, 5) para dizer que conseguiu adiantar o serviço e que este atracadouro entra em operação já amanhã (terça-feira, 6). Isso vai ajudar e muito no escoamento dos serviços que ficaram presos na fila”, explica.
“Com a liberação do trânsito na BR-376 nas próximas horas, no mais tardar na quarta-feira, 7, nós viramos essa página da nossa história, retomamos a normalidade e estaremos prontos para receber a todos nas festas de fim de ano”, afirma Justus, agradecendo a compreensão de moradores e turistas.
DER/PR
Na segunda-feira, 5, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) reforçou aos usuários da travessia da Baía de Guaratuba sobre a permanência nesta semana restrições de horários e porte de veículos nas embarcações. “As medidas são necessárias devido ao grande aumento do fluxo no local, causado pelo bloqueio da rodovia BR-376, atingida por deslizamento de terra na semana passada”, explica a assessoria.
“Ao contrário do que foi informado anteriormente, há uma restrição de 26 toneladas de peso bruto total (PBT) para a travessia, referente ao próprio veículo, antes de somar a carga que está transportando. Além disso, caminhões com mais de três eixos e/ou superiores a 14 metros não podem utilizar a travessia do meio-dia até as 19h, visando agilizar o tráfego de veículos menores nesse período”, informa o DER/PR.
O Departamento afirma que está em operação no ferry-boat balanças veiculares do DER/PR, algo feito em parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual. “São pesados nas balanças caminhões, tratores, chassi-plataforma, reboque e semirreboque, ônibus e micro-ônibus, excluindo veículos de passeio”, acrescenta.
Horários
Segundo o DER/PR, das 0h às 8h, o ferry funciona sem restrição de comprimento ou eixos, com peso bruto total de 26 toneladas. Das 8h às 12h a operação acontece “sem restrição de eixos ou comprimento, tendo peso bruto total de 26 toneladas, devendo obrigatoriamente passar pela balança afim de aferir a carga”, acrescenta.
No horário das 12h (meio-dia) até às 19h “não podem utilizar a travessia veículos com mais de três eixos e/ou superiores a 14 metros de comprimento, com exceção do transporte coletivo de passageiros e veículos prestadores de serviços públicos (ambulâncias, etc)”, informa. Por fim, o DER/PR afirma que das 19h até às 0h o funcionamento ocorre “sem restrição de eixos ou comprimento, tendo PBT de 26 toneladas”, finaliza.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba e DER/PR