O início da semana do brasileiro está sendo de otimismo e expectativa pelo Hexa na Copa do Mundo. Tudo isso porque na tarde da segunda-feira, 5, a Seleção Brasileira enfrentou e venceu a Coreia do Sul com direito a goleada por 4 a 1 no estádio 947, em Doha, no Catar. Na partida marcada pela volta do principal jogador do Brasil, Neymar, a Canarinho confirmou o favoritismo, passando de fase e agora enfrentará a Croácia na sexta-feira, 9, às 12h (meio-dia), pelas quartas-de-final.
O início do jogo começou do melhor jeito possível para o Brasil. Aos seis minutos do primeiro tempo, Raphinha fez boa jogada pela direita, tocou para o meio da área e a bola chegou nos pés de Vini Jr, que teve o tempo de pensar, chutar e balançar as redes coreanas, abrindo o placar. Pouco tempo depois, aos 10 minutos da etapa inicial, Richarlison sofreu pênalti após antecipar bola na área e ser derrubado por Jung Woo-Young. Neymar pegou a bola, bateu a penalidade com tranquilidade deslocando o goleiro da Coreia e ampliando o placar para 2 a 0 para o Brasil.
E o show tem que continuar. Aos 28 minutos do primeiro tempo, Richarlison fez embaixadinhas com a cabeça na entrada da área, driblou o oponente, e triangulou passes com Marquinhos e Thiago Silva, ficando na cara de gol e marcando mais um gol, o terceiro do “Pombo” na Copa e o terceiro da Seleção na partida. Aos 35 minutos foi a vez do Lucas Paquetá receber cruzamento milimétrico na área dos pés de Vini Jr e chutar de primeiro no canto do gol de Kim Seung-Gyu: 4 a 0.
Desnorteada no primeiro tempo, a seleção coreana chegou a levar perigo ao gol de Alisson por duas vezes, entretanto o goleiro brasileiro fez boas defesas e não deixou os coreanos abrir o placar. O Brasil poderia facilmente ter ampliado a goleada em finalizações de Paquetá e Richarlison, entretanto, a etapa inicial terminou com o Brasil ganhando “apenas” de 4 a 0.
O Brasil começou o segundo tempo em cima da Coreia, propondo o jogo, enquanto a seleção oriental tentava surpreender a Canarinho nos contra-ataques. Raphinha tentou ampliar o placar por pelo menos três vezes em lancer pela direita, entretanto parou no arqueiro coreano Kim Seung-Gyu. Apesar da vantagem, a Canarinho em nenhum momento relaxou a marcação ou deixou de atacar, tentando a todo momento ampliar o placar.
Segundo tempo
Chegando aos 20 minutos do segundo tempo, a Seleção resolveu baixar o ritmo de jogo e administrar o placar. Aos 22 minutos, a Coreia quase fez seu primeiro gol na partida em chute de Hwang, mas o árbitro marcou impedimento em lance na pequena área do Brasil. Pensando no próximo jogo, na metade da etapa complementar, Tite fez as substituições de Vini Jr. por Martinelli, Danilo por Bremer e Militão por Dani Alves.
E a Coreia do Sul resolveu reagir. Paik Seung-Ho marcou aos 30 minutos do segundo tempo e descontou para em um lindo chute na sobre de falta cobrada na área do Brasil. Aos 35 mnutos, mais duas substituições feitas por Tite: Rodrygo entrou no lugar de Neymar e Weverton, único jogador da Seleção que não havia entrado em campo na Copa, substituiu o goleiro Alisson.
Ao final do jogo, aos 43 do segundo tempo, em cruzamento de Martinelli, Daniel Alves quase fez o quinto gol em belo voleio, entretanto o defensor coreano conseguiu desviar a bola para escanteio. Não houve tempo para mais nada. Brasil 4, Coreia do Sul 1. A seleção pentacampeã do mundo segue na busca pelo Hexa no Catar.
Homenagem a Pelé
No final do jogo, os jogadores do Brasil carregaram até o meio de campo uma faixa homenageando Pelé, o maior ídolo da Seleção Brasileira e maior jogador de futebol de todos os tempos com três títulos mundiais. Com 82 anos, ele está no Hospital Israelita Albert Einstein em quadro de saúde delicado para reavaliação da quimioterapia e teve uma infecção respiratória diagnosticada.
Quartas-de-final
O Brasil agora enfrenta a atual seleção vice-campeã mundial, Croácia, pelas quartas-de-final na sexta-feira, 9, às 12h (meio-dia), no Estádio da Cidade da Educação, em Doha. O vencedor desta partida irá para a semifinal da Copa do Mundo. O jogo terá transmissão da TV Globo, SporTV, bem como pelos canais do streamer Casimiro no Youtube (https://www.youtube.com/cazetv) e pela Twitch (https://www.twitch.tv/casimito).