Neste sábado, 19, é comemorado o Dia Nacional de Combate à Dengue, uma data voltada para a conscientização das pessoas sobre a doença que ainda é bastante notificada no País. O “Dia D”, como é chamado, foi instituído pela Lei n.º 12.235/2010, que determina que o penúltimo sábado do mês de novembro seja destinado para a mobilização do poder público com a participação da população.
O objetivo é realizar ações de enfrentamento ao mosquito transmissor da doença, por meio de ações educativas e de divulgação. A receita para eliminar o mosquito e, consequentemente, evitar casos da doença, continua a mesma: eliminar todos os recipientes que acumulem água.
Ainda na área da saúde, o sábado, dia 19, tem o Dia D, o de prevenção ao câncer bucal. Ao longo deste mês, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) reforçou as ações e orientações para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados no chamado Novembro Vermelho.
Ambas as datas evidenciam a necessidade de esforços conjuntos em campanhas de conscientização para que os temas que envolvem saúde pública entrem na pauta de discussões da sociedade. O câncer bucal, por exemplo, carece de mais divulgação sobre as formas de diagnóstico e prevenção, já que a maioria dos casos é diagnosticada em estágios já avançados. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa de novos casos no Brasil em 2020 foi de 15.190 casos, sendo 11.180 homens e 4.010 mulheres.
Tanto com relação a dengue, quanto com a prevenção do câncer bucal, é preciso que a população se atente de forma geral à saúde, principalmente devido a pandemia. Durante o período mais crítico da Covid-19, houve quedas consideráveis na procura por exames e consultas, além de deixar outras doenças, como a dengue, em segundo plano no que tange a prevenção. Cabe a cada um agora apoiar as campanhas e fazer a sua parte.