Ciência e Saúde

Ministério da Saúde libera vacinação em crianças de seis meses a quatro anos com comorbidades

Imunização será feita com dosagem menor da Pfizer específica para a faixa etária

tms68f2l

Na sexta-feira, 14, o Ministério da Saúde (MS) anunciou a liberação da aplicação de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer em crianças com seis meses até quatro anos de idade em todo o Brasil. A dosagem do imunizante será específica para o público em questão, com a cor da tampa da vacina sendo na cor vinho. A compra do imunizante poderá ser feita por meio do contrato já firmado pelo MS junto à empresa farmacêutica.

“A pasta ainda não divulgou quando o imunizante vai chegar nem o total de vacinas para esse público. A Anvisa aprovou, no mês passado, a ampliação do uso da vacina da Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos de idade. Não será necessário o ministério fazer novos contratos. As doses para essa faixa etária podem ser compradas a partir do contrato já assinado com a farmacêutica”, informa a Agência Brasil, órgão de imprensa do Governo Federal.

Segundo a assessoria, a dosagem da vacina infantil em questão será menor. “Por isso, a tampa da vacina contra covid para quem tem de 6 meses a 4 anos também é diferente, na cor vinho. A segunda dose deve ser aplicada três semanas depois da primeira. E o reforço, 8 semanas após a segunda dose”, acrescenta.

De acordo com nota do Ministério da Saúde, foi solicitado na última semana à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS) uma avaliação do uso da vacina pediátrica nessa faixa etária. “Enquanto ocorrer esta análise, a vacinação estará restrita às crianças com comorbidades. Para quem tem 5 anos ou mais, não muda nada: a vacinação contra Covid-19 continua liberada”, finaliza a agência.

Com informações da Agência Brasil

Você também poderá gostar

Ministério da Saúde libera vacinação em crianças de seis meses a quatro anos com comorbidades

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Ministério da Saúde libera vacinação em crianças de seis meses a quatro anos com comorbidades

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.