No final da tarde de quinta-feira, 13, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou o lançamento da segunda fase da Operação Sinergia, no litoral do Estado. A abertura dos trabalhos aconteceu na sede do 9.º Batalhão de Polícia Militar (9.º BPM) e contou com a presença do Comandante do Comando de Missões Especiais (CME), Coronel Paulo Henrique Semmer, do 6.º Comando Regional de Polícia Militar (6.º CRPM), Tenente-Coronel Hélio José Hornung, e do Comandante do 9.º BPM, Tenente-Coronel Durval Tavares Junior.
“Além do efetivo do 9.º BPM, as Rádios Patrulhas, o administrativo, as equipes especializadas, que são a ROTAM e a Patrulha Costeira, estamos contando com o apoio da Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária, do Batalhão de Operações Especiais, Batalhão de Polícia de Choque, do Batalhão RONE e até do Batalhão de Operações Aéreas que viria, mas em virtude do mau tempo não foi possível, mas essa operação visa prevenir crimes. Nós temos vários homicídios no litoral, especificamente Paranaguá, temos vários roubos que ocorreram nos últimos dias. Então, essa operação visa apreender armas, pegar foragidos, impedir novos roubos e homicídios”, destacou o Comandante do 9.º BPM, Tenente-Coronel Durval Tavares Junior.
A ação foi planejada com o objetivo de intensificar o policiamento ostensivo (preventivo e repressivo) em toda a região e, com o apoio de equipes especializadas Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) e da Guarda Civil Municipal de Paranaguá (GUAMUPA), trabalhando em sintonia com as equipes policiais militares do 9.º Batalhão de Polícia Militar (ROTAM, Patrulha Costeira, RPA e PCS), deverá perdurar até sábado, 15.
“O lançamento da Operação Sinergia aconteceu aqui no 9.º BPM, como sendo o primeiro dia em Paranaguá. Em outros dias a operação será em outros municípios de abrangência do 9.º Batalhão de Polícia Militar. Aqui é o primeiro que está acontecendo, mas a operação ocorrerá em todo Paraná, que também é uma resposta da Polícia Militar do Paraná para todos os paranaenses”, explicou o Coronel Tavares.
As informações com relação a crimes praticados no litoral do estado podem ser repassadas para a Polícia Militar pelo WhatsApp da corporação, através do 99262 – 9790. O contato por aplicativo deve ser feito por mensagem de texto, fotos, vídeos ou áudios. O número não foi disponibilizado para chamadas.
Outro canal de contato com as forças de segurança do estado é através do Disque Denúncia da Secretaria Estadual de Segurança Pública, pelo 181. Em todas as situações a identificação do denunciante é preservada e mantida em absoluto sigilo pela autoridade policial que recebeu a informação.
O Comandante do Comando de Missões Especiais (CME), Coronel Paulo Henrique Semmer, do 6.º Comando Regional de Polícia Militar (6.º CRPM), reforçou o apoio à Operação Sinergia em Paranaguá. “A Operação Sinergia foi desencadeada pelo Comando Geral em todo Paraná e hoje estamos aqui no litoral do Estado para apoiar o 9.º BPM com o Batalhão de Polícia de Choque e com o Batalhão de Polícia de RONE. Estamos com 40 policiais dispostos a apoiar o 9.º BPM nessa importante operação que objetiva aumentar o patrulhamento nas ruas, aumentar o número de abordagens na busca de marginais que estejam com mandados de prisão, na busca de armas e para melhorar a segurança da população do litoral”, contou.
A Operação Sinergia II conta com ações de patrulhamento terrestre e aquático, bloqueios de trânsito, bloqueios táticos, saturações em áreas com altos índices criminais, abordagens policiais e fiscalizações a veículos e pedestres que transitam pelas principais vias (rodovias, estradas rurais e vias urbanas) e eixos comerciais do litoral, fortalecendo a presença da PMPR, a fim de desestimular e prevenir ações criminosas de qualquer natureza, em defesa da população local.