A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), iniciará as aulas de 13 oficinas culturais na segunda-feira, 10 de outubro, nos períodos da manhã e tarde. São oportunidades de aprender sobre música, artes visuais, fandango e capoeira. Os interessados ainda podem fazer a inscrição.
Segundo informações da Secultur, as aulas das oficinas de bateria e de capoeira acontecerão na Casa Dacheux, localizada em frente a Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário. Já na Casa Monsenhor Celso acontecerão as oficinas de pintura, desenho e piano. Ao lado da Casa Monsenhor, na Casa Brasílio Itiberê, acontecerão as aulas de cerâmica e entalhe.
As oficinas de canto, violão, teclado, baixo e guitarra acontecerão nas dependências da Estação Ferroviária. E para aqueles que se inscreveram nas oficinas de fandango, as aulas acontecerão nas dependências do Mercado do Artesanato.
As atividades também foram descentralizadas para os bairros.
“Vale salientar que pensando na população a equipe da Secultur descentralizou as aulas da área central, disponibilizando oficinas na Pracinha Cultura, antigo CEU das Artes, localizado no bairro Jardim Iguaçu; assim como na subprefeitura, no bairro Nilson Neves e nos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)”, divulgou a Secultur.
No Pracinha Cultura, a Secultur disponibilizou aulas de violão, já na subprefeitura do bairro Nilson Neves acontecerá a oficina de capoeira.
Inscrições abertas
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo destacou que as inscrições para as oficinas culturais estão abertas e que os interessados podem se inscrever em até três oficinas desde que não aja compatibilidade de horários entre as aulas.
As inscrições devem ser feitas no site: www.paranagua.pr.gov.br. As oficinas ofertadas pela Secultur são: violão, guitarra, baixo, teclado, bateria, piano, técnica vocal/canto, entalhe em madeira, cerâmica, capoeira, fandango, pintura e desenho.
“A retomada dessas oficinas de forma presencial, depois de dois anos e meio, é um marco na gestão, e são totalmente gratuitas nas áreas de musicalização, canto, artesanato, cultura popular, pintura e desenho, para crianças, jovens e adultos. Nas oficinas descobrimos talentos, ofícios, descobrimos artistas e profissionais incríveis para o mercado de trabalho”, observou secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.