Em tempos tecnológicos e de redes sociais, é grande o número de pessoas emitindo opiniões a respeito da política. No entanto, é preciso saber separar o joio do trigo.
Admiro quem sabe discorrer sobre o assunto e o faz de maneira ímpar, concatenando os pensamentos e transformando-os em argumentos claros. Tenho observado que há muita gente experiente e capacitada tratando do tema nos mais variados canais de comunicação.
Quanto a mim, não costumo trazer essa temática para a coluna. Mesmo assim, não posso me furtar de solicitar a você para que não se ausente, ou seja, não deixe de votar nas eleições que ocorrerão no próximo dia 02 de outubro.
Não me lancem tomates, ovos ou algo do gênero, nem acirrem os ânimos. Meu objetivo, aqui, não é falar de partidos políticos, muito menos sobre os candidatos. Também nada comentarei no tocante a propaganda eleitoral, aos debates e debatedores. O meu pedido é para que a cidadania seja exercida por meio do voto.
Sim, eu sei o quanto é difícil ouvir as promessas proferidas por inúmeros candidatos, que têm técnicas de oratória, treinados à exaustão ao longo de anos, e um poder de comunicação tão admirável que são capazes de convencer até as pedras. Assim como sei e compreendo o descrédito do eleitor, exaurido de tanto escutar as mesmas ladainhas e constatar que, na grande maioria, literalmente nada desse discurso é colocado em prática após conseguirem se eleger.
Mas ficar em cima do muro nada mais é do que transferir para o colo alheio a responsabilidade que nos cabe. Quando não tomamos partido (perdoe-me o trocadilho), alguém tomará por nós. Depois não adiantará mais reclamar das consequências, pois quem foi às urnas, votou e decidiu o futuro do país por você.
Portanto, pesquise, estude as propostas dos candidatos, informe-se acerca das ideias do partido político e sua ideologia, pois sempre é importante o conhecimento, e só então decida e vote.
Para o dia 02 de outubro, leve um documento oficial com foto, a sua “colinha” com os números dos candidatos (não há de se confiar na memória) e eleja: Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.
Bom voto.