Marinha do Brasil

Veleiro Cisne Branco estará no litoral do Paraná no início de outubro

Veleiro participará da Regata Farol das Conchas. Marinha do Brasil promoveu concurso cultural com alunos da região, onde vencedores poderão visitar a embarcação

ztinep6q

O veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, deverá chegar ao litoral do Paraná no próximo dia 1.º de outubro, com atracação realizada em Paranaguá, bem como realização de fundeio para apoio a uma regata oceânica que acontecerá em Pontal do Paraná, no balneário Pontal do Sul. A vinda da embarcação faz parte da comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil e dos 150 anos do Farol das Conchas, localizado na Ilha do Mel, em Paranaguá. 

O Cisne Branco participará da Regata Farol das Conchas,  realizada pela Flotilha Paranaense de Vela Oceânica (FPRVO), com apoio da Marinha do Brasil, bem como das prefeituras de Paranaguá e Pontal do Paraná, entre outras entidades e empresas.

Além da vinda do Cisne Branco, a Marinha está realizando diversas atividades no litoral do Paraná em comemoração aos 200 anos do Bicentenário da Independência e 150 anos do Farol das Conchas, constando entre elas um concurso cultural realizado entre 3 de agosto a 7 de setembro, junto a alunos da rede de ensino de Pontal do Paraná e Paranaguá.

Pontal do Paraná e Paranaguá 

“Eles puderam se inscrever através da coordenação pedagógica de suas escolas em 3 modalidades: Desenho – Para o ensino fundamental; Redação – Para o ensino fundamental II e o ensino médio e Fotografia – Livre para todos os alunos”, informa a assessoria da Prefeitura de Pontal do Paraná. Participaram do concurso estudantes da Ilha do Mel e do balneário Pontal do Sul. Segundo o município, os vencedores das três modalidades receberão a premiação no dia 1.º de outubro e poderão visitar o veleiro Cisne Branco em 2 de outubro. 

Em julho de 2022, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, recebeu na sede do município o 1.º Tenente da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) da Marinha do Brasil, Renato Monção da Silva, que divulgou a vinda do Cisne Branco ao município, bem como concursos culturais e ações. “Este evento é bom para Paranaguá e para todo o Litoral, atraindo atenção e turistas para a nossa região.  A Prefeitura e a Capitania dos Portos sempre foram parceiras em diversas atividades e isto se mantém, trazendo benefícios para a comunidade”, disse o prefeito Marcelo Roque. Maria Plahtyn, secretária de Cultura e Turismo, comentou que a vinda do veleiro “enche de orgulho” o município, uma vez que o Cisne Branco “é uma importante embarcação da Marinha e tem como objetivo funções diplomáticas, representante o Brasil em eventos nacionais e internacionais”, salienta.

1.º Tenente reforça importância do concurso

O 1.º Tenente da CPPR da Marinha do Brasil, Renato Monção da Silva, destacou a importância do concurso cultural realizada na rede de ensino do litoral do Paraná. “A Marinha do Brasil fará uma cerimônia alusiva aos 150 anos do Farol das Conchas, depois teremos uma premiação da regata. Fizemos algumas ações ambientais com os alunos que participaram do concurso cultural na Ilha do Mel: eles recolheram resíduos em suas localidades, que foram encaminhados para a ONG Eco Local Brasil em Santa Catarina e retornarão em forma de medalhas e troféus, tanto para o concurso cultural como também para a regata. Então se fechará um ciclo, o resíduo sairá da Ilha e depois retornará para comunidade em forma de premiação”, finaliza.

Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná e Paranaguá

Você também poderá gostar

Veleiro Cisne Branco estará no litoral do Paraná no início de outubro

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Veleiro Cisne Branco estará no litoral do Paraná no início de outubro

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.