Lojas de conveniência que possibilitam seus clientes comprarem sem qualquer interação ou intervenção humana. Você baixa um APP e se cadastra, a partir daí um qr-code desse APP será a chave para entrar e sair da loja.
Você escolhe os produtos na prateleira, faz a leitura do qr-code, e pronto! Ao sair da loja já será automaticamente debitado do seu cartão de crédito.
Esse tipo de estabelecimento começou há alguns anos na china, ano passado decolou nos EUA com a Amazon Go, e agora recentemente chegou no Brasil através da startup Zaitt, fundada pelos capixabas Tomás Scopel, Rodrigo Miranda, Mário Miranda e mais tarde com o Renato Antunes Jr integrando também o time.
Impossível agradar a todos
É claro que toda inovação gera euforia e elogios pelos mais entusiasmados com tecnologia, mas por outro lado, há grande parte de pessoas que enxergam o lado negativo considerando a diminuição dos postos de trabalho, acesso restrito à menor grupo de pessoas, etc.
Como o objetivo dessa coluna é apresentar inovação e negócios, vou ficar no primeiro grupo e chamar sua atenção para novas oportunidades de negócios que surgem a cada dia com a evolução tecnológica.
Mesmo que seja em um ritmo um pouco mais lento do que em países de primeiro mundo, a mudança nos hábitos que a tecnologia traz é inevitável, então, empresas que não acompanharem poderão estar fora do mercado competitivo em algum tempo, e quem olhar na frente, surfará na crista da onda!
Por Jackson Jorge