O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei), está com processo seletivo aberto até o dia 2 de setembro e oferece 21 vagas na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Para o campus Paranaguá foram reservadas três vagas para profissionais da educação que possuem diploma em licenciatura ou com graduação em bacharelado nas áreas que compõem o currículo da educação básica com complementação pedagógica.
A taxa de inscrição é de R$ 110,00 e os candidatos que querem concorrer às vagas devem acessar o site https://seletivoprofei.uemanet.net. Mais informações sobre o programa de mestrado estão disponíveis no site https://www.profei.uem.br/, assim como o edital de abertura do processo seletivo.
Das vagas oferecidas à Unespar, 16 são para ampla concorrência e cinco para políticas de ações afirmativas e, conforme as orientações do programa, as vagas estão distribuídas nos campi da Unespar da seguinte forma: Campus de Apucarana (3 vagas), Campo Mourão (1 vagas), Curitiba II/FAP (3 vagas), Paranaguá (3 vagas), Paranavaí (3 vagas) e União da Vitória (3 vagas).
De acordo com informações divulgadas pela Unespar, os interessados devem optar por uma das linhas de pesquisa disponíveis no edital, já no ato da inscrição, e deve estar ciente que não será permitida, em hipótese alguma, a troca da linha de pesquisa pretendida, após a efetivação da inscrição. Para completar o processo de inscrição, o candidato deve encaminhar os documentos exigidos no edital e o projeto de pesquisa.
O processo de seleção contará com a análise de documentos, análise do Projeto de Pesquisa e entrevista, todas as etapas são de caráter eliminatório e classificatório.
O resultado com a classificação final dos candidatos aprovados será divulgado no dia 14 de outubro, no site da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Sobre o Profei
O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei) é um programa de pós-graduação stricto sensu em Educação Inclusiva, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação.
O objetivo é oferecer formação continuada para professores em efetivo exercício na Rede Pública de Ensino da Educação Básica para que aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes, podendo promover o desenvolvimento em contextos educacionais, garantindo uma educação inclusiva, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País.
O Profei é um curso semipresencial com oferta simultânea nacional e internacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Educação Inclusiva. A duração máxima do Curso de Mestrado em Educação é de 24 meses.
O programa de Mestrado é interinstitucional e conta com a parceria da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); Universidade Estadual do Maranhão (Uema); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); Universidade Federal de Roraima (UFRR); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do Amapá (Unifap).
O que é o mestrado
O mestrado acadêmico é um curso stricto sensu que aprofunda o aprendizado da graduação. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre um tema de interesse acadêmico e estimular a reflexão teórica. É voltado, em princípio, para quem pretende crescer no circuito acadêmico, como professor ou pesquisador. Porém, nada impede que quem atua no mercado encontre no mestrado acadêmico meios de adquirir e aprimorar competências relevantes para o exercício da profissão. Só depende do conteúdo e do enfoque do curso.
Com informações da Unespar e Profei