Infraestrutura

Governo do Paraná quer incentivar o turismo náutico e trazer empresas aéreas a Paranaguá

Em visita ao município, governador Ratinho Júnior falou sobre os projetos para o litoral. (foto: AEN)

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, em visita à Paranaguá, no dia 3 de abril, anunciou diversas novidades ao Estado. A principal delas, motivo da visita, foi o projeto executivo para a restauração da Avenida Ayrton Senna da Silva, que tende a melhorar o acesso ao Porto de Paranaguá. Além do benefício em infraestrutura terrestre, o governador ainda lembrou outras necessidades do Estado e, especificamente, do litoral para impulsionar o desenvolvimento da região.

fotoiroze“Vamos fazer um programa para que o paranaense conheça o Paraná”, declarou o governador do Paraná, Ratinho Júnior. (foto: Iroze Picanço)

TURISMO

Uma das intenções do Governo do Estado é ampliar a infraestrutura nas ilhas para receber melhor o turista, assim como incentivar o turismo náutico. “É o que fez Santa Catarina avançar e nós perdemos muito tempo com isso. O turismo é a forma mais barata de se gerar emprego no planeta. Se gasta mil dólares para gerar emprego no turismo e quatro mil dólares na indústria. O Paraná não fez isso de forma planejada. Queremos que o Paraná conheça suas ilhas, tem gente no Paraná que não conhece Foz do Iguaçu. Vamos fazer um programa para que o paranaense conheça o Paraná e depois trazer gente de São Paulo e assim por diante”, declarou Ratinho Júnior.

Em reunião realizada em fevereiro deste ano no Porto de Paranaguá, entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) e a Secretaria Estadual Desenvolvimento Sustentável e Turismo, foram avaliadas novas possibilidades turísticas ao litoral. Uma delas a recepção de navios de passageiros em Paranaguá, com a intenção de ampliar o número de visitantes na região, fortalecendo o comércio e o setor de serviços.

foto2ClaudioNevesAPPAReunião entre APPA e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo avaliou novas possibilidades turísticas no litoral (foto: Claudio Neves/APPA)

AEROPORTOS

O governador salientou que já há operações de voos em Pato Branco e Toledo, com previsão para Umuarama e Guarapuava.

“Está entrando licitação para concessão, junto ao Governo Federal, dos aeroportos da região Sul em Foz do Iguaçu, Londrina, Curitiba (Bacacheri) e aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Já estamos em conversa com a Azul para que a empresa desça aviões em Paranaguá de imediato assim que o aeroporto estiver estruturado para poder ter voo regional de São Paulo para Paranaguá”, anunciou o governador Ratinho Júnior.

CONCESSIONÁRIAS DE PEDÁGIO

Os contratos entre o Governo do Paraná e as concessionárias de pedágio, que operam no Estado desde 1997, não poderão ser renovados. A afirmação foi feita pelo Ministério dos Transportes no ano passado. As concessionárias devem devolver o controle das rodovias em 2021, data de vencimento dos contratos.

Segundo o governador, são cerca de 3.500 km de concessões rodoviárias e os futuros contratos devem atender, ao menos, três exigências. “Primeiro, que as obras comecem no início do contrato. Segundo, que as tarifas diminuam em, no mínimo, 50% e que essa licitação seja feita na bolsa de valores de São Paulo de forma clara e transparente para o mundo inteiro poder participar”, enfatizou.

Você também poderá gostar

Governo do Paraná quer incentivar o turismo náutico e trazer empresas aéreas a Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.