No último dia 5 de agosto, o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), realizou no balneário Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, a devolução de uma tartaruga-verde ao mar. O animal foi encontrado no litoral, reabilitado pelas equipes e entregue ao seu habitat natural após quase dois meses de tratamento.
“A soltura foi feita pela equipe do LEC da UFPR, via PMP-BS, após cerca de 50 dias em tratamento. O animal foi encontrado pela equipe do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR) que trouxe a tartaruga para o nosso Centro de Reabilitação”, informa a assessoria do LEC.
Segundo a assessoria, os profissionais do LEC e PMP-BS se envolveram diretamente para que a tartaruga se recuperasse. “O animal com muita dedicação e ele respondeu bem aos procedimentos, se recuperou com sucesso e voltou ao mar”, completa. “A tartaruga-verde é uma espécie frequentemente encontrada no litoral paranaense, por utilizar a região para se alimentar”, informa o LEC.
O que fazer ao encontrar tartarugas nas praias
De acordo com o LEC, ao encontrar tartarugas marinhas, assim como outros animais marinhos debilitados ou mortos nas praias do Paraná “é possível acionar equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR pelo 0800 642 33 41 ou pelo whatsapp (41) 99213-8746”, acrescenta.
Com informações do LEC/PMP-BS