conecte-se conosco

Aniversário de Paranaguá

Prefeito Marcelo Roque inaugura nova farmácia e a Central de Abastecimento Farmacêutico

Prefeito Marcelo Roque, a família do “Seu Juquinha” e demais autoridades realizaram o descerramento da placa de inauguração da Farmácia

Publicado

em

Dando sequência a programação especial em comemoração aos 374 da Cidade Mãe do Paraná, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde de quarta-feira, 27, a inauguração da Central de Abastecimento Farmacêutico, localizada na Vila Divineia, sendo mais um benefício em prol da população parnanguara, bem como, da nova farmácia que leva o nome do saudoso José Reis de Freitas, o “Seu Juquinha”.  

Representando a família, Maria do Rocio Faria de Freitas Soriani, agradeceu emocionada a homenagem a seu pai. “Vocês não podem imaginar a emoção que estou sentindo. Gostaria de agradecer ao prefeito e a todos vocês por esta homenagem que estou recebendo pelo meu pai. Só tenho a agradecer, a felicidade é muito grande, a alegria é muito grande, e o meu muito obrigado a todos por esta bela homenagem”, externou Maria do Rocio.    

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, destacou a importância do novo espaço, bem como falou da homenagem ao “Seu Juquinha”, que foi um pioneiro em sua profissão em Paranaguá. “Tínhamos neste espaço uma edificação que estava completamente sem manutenção e ociosa. Uma homenagem que com certeza se meu pai estivesse em vida teria já feito para ele em um dos seus mandatos, e foi quase no final do mandato dele que o Seu Juquinha nos deixou. Mas estou tendo essa oportunidade de conhecedor da história do Seu Juquinha e poder prestar esta homenagem”, destacou Marcelo Roque.

“Daqui vão sair todos os medicamentos para as nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), então nós estamos muito felizes de estar desenvolvendo a nossa cidade, principalmente em uma pasta tão difícil como é a da Saúde Pública, não só em Paranaguá, mas também no Brasil inteiro. Nós estamos também com essa ansiedade de entregar a UPA na 1.ª quinzena de agosto, e a expectativa é essa, assim melhorando a qualidade da nossa saúde por toda a Paranaguá. Também parabenizo a Ligia que faz um trabalho excelente, a Evelin pela Fasp, enfim toda a equipe da saúde que vem trabalhando para que tenhamos uma saúde a cada dia melhor. Temos obras para entregar também na Vila Guarani, que é um novo posto de saúde, no Santos Dumont, que também é um posto de saúde novo, a convocação de mais profissionais pela Fasp e também pela Secretaria de Saúde, e não adianta você tem espaço físico e não te os profissionais e para atender o nosso povo”, finaliza.

O presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, vereador Fábio Santos, enfatizou a importância da Central de Abastecimento de Medicamentos e da farmácia que leva o nome de um ilustre parnanguara. “Esta é uma inauguração muito importante para a nossa cidade, ainda mais por se tratar da área de saúde. Com a Central de Abastecimento de Medicamentos toda a cidade será atendida, e assim fornecer a nossa população que a cada dia está precisando mais de medicamentos, e a gente vem trabalhando para fazer o melhor para nossa cidade. E também estamos felizes com a inauguração da farmácia que é uma homenagem ao “Seu Juquinha” que atendeu em sua época uma boa parte da população parnanguara. Então é uma bela e justa homenagem ao saudoso Seu Juquinha”, enfatizou Fábio Santos.

A secretária municipal de Saúde, Ligia Regina Campos Cordeiro, falou da importância da inauguração dos novos espaços. “Eu ainda estou emocionada com o discurso da família. Que esteve presente com várias gerações de familiares e a gente pode com essa singela homenagem prestigiar um ícone parnanguara. Um profissional que teve história e que faz história até hoje, porque vários profissionais se identificaram com ele e que resolveram seguir essa importante carreira que é a do farmacêutico”, destaca Ligia, explicando que a farmácia vai contar com os medicamentos comuns, os de uso contínuo e os psicotrópicos.

Prefeito Marcelo Roque, Secretaria de saúde Lígia, e familiares do homenageado

Histórico do Homenageado

Nascido em Paranaguá do dia 19 de agosto de 1910, filho de Cândido Eugênio de Freitas e Ana Reis de Freitas, casou-se com “Dona Penha’, professora que deixou de exercer sua nobre profissão para acompanhá-lo na farmácia.

Tiveram dois filhos, José Maria Faria de Freitas e Maria do Rocio Faria de Freitas.

Formou-se no curso de Farmacêutico em 1937. Em 1942, em sociedade com o Doutor Roque Vernalha, fundou a farmácia Paranaguense, logo após, trabalhou na Farmácia Minerva, para então em setembro de 1958 fundar a tradicional Farmácia São José, que ficou popularmente conhecida como a Farmácia do “Seu Juquinha”.

Seo Juquinha faleceu em 11 de agosto de 2002, aos 92 anos.

José Reis de Freitas, o popular “Seu Juquinha”, uma grande personalidade parnanguara que recebe essa homenagem.  

Em alta

plugins premium WordPress