Litoral

Anteprojeto da duplicação da PR-412 entre Guaratuba e Garuva deve ser entregue em seis meses

Obra deverá ser feita com estrutura de ciclovias e marginais

7zgu6l88

Uma das obras mais aguardadas no contexto da infraestrutura viária do litoral do Paraná, a duplicação da PR-412 que liga Guaratuba a Garuva, um dos principais acessos da região que atualmente é feito por pista simples, deve ter avanços no segundo semestre de 2022. Na quarta-feira, 13, a Prefeitura de Guaratuba anunciou que o prefeito Roberto Justus se reuniu com o engenheiro da empresa Vitis Engenharia Elementar, Oscar Gayer, responsável pelo anteprojeto da duplicação, que afirmou que o documento técnico possui previsão de entrega para daqui a seis meses, algo que deverá incluir benfeitorias urbanas como ciclovias e vias marginais à PR-412.

Segundo o município, a empresa Vitis Engenharia Elementar foi vencedora da licitação para elaboração do anteprojeto de engenharia da duplicação da estrada PR-412 que liga Guaratuba a Garuva, obra que deverá ser feita pelo Governo do Estado. “Esta licitação foi realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), bem como, foi autorizado a ordem de serviço a partir desta segunda-feira 18, para a iniciação da elaboração do anteprojeto com a entrega prevista de até seis meses”, informa a assessoria.

A consulta e diálogo da empresa responsável pelo projeto com a Prefeitura de Guaratuba foi uma orientação feita pelo DER-PR e governo estadual. O objetivo é compreender aspectos viários, técnicos e socioeconômicos do município, com foco não somente na infraestrutura, como também na qualidade de vida da população. “São anseios que a municipalidade possui e que deve ser atendido através deste anteprojeto”, explica o engenheiro da empresa Vitis, Oscar Gayer.

“O anteprojeto consiste em planejar toda concepção do que deve e irá conter na rodovia como por exemplo, estrutura com ciclovias e via marginal, ou seja, toda base é planejada no anteprojeto”, detalha a assessoria.

SC-417

A PR-412 é interligada à SC-417, via estadual de Santa Catarina que é igualmente responsável pelo acesso ao litoral do Paraná, bem como do contexto paranaense ao território catarinense. Segundo a Prefeitura de Guaratuba, o município “foi informado de que, o Estado de Santa Catarina já autorizou a elaboração do anteprojeto de duplicação da estrada SC-417, que liga Garuva a Guaratuba”, completa. 

“A expectativa é de que o anteprojeto seja entregue até o fim deste ano de 2022 e, na sequência, o Estado do Paraná e Santa Catarina definam o melhor momento para realizar a licitação da execução do projeto de detalhamento, chamado de Projeto Executivo e, ao fim, a licitação para execução efetiva da obra, que está prevista para início de 2023”, finaliza a Prefeitura.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Anteprojeto da duplicação da PR-412 entre Guaratuba e Garuva deve ser entregue em seis meses

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Anteprojeto da duplicação da PR-412 entre Guaratuba e Garuva deve ser entregue em seis meses

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.