Ciência e Saúde

Drones são utilizados para identificar possíveis criadouros do Aedes aegypti em Paranaguá

Será possível visualizar terrenos, telhados, piscinas abandonadas

ch74g33

Além dos mutirões contra a dengue que são realizados semanalmente, os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizam inspeções de rotina e em locais denunciados pela população, ações educativas e de bloqueio e monitoramentos de pontos estratégicos.

Outra medida de prevenção contra a doença está na utilização de drones para verificar locais de difícil acesso, mas que possam acumular água, criadouro perfeito para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. “Com o equipamento é possível visualizar terrenos inteiros, telhados, piscinas abandonadas, entre outros pontos de difícil acesso, além de empresas de grande extensão”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Marianne Gomes.

eat6vdge
O drone faz a captura das imagens e em caso de identificação de situação risco, o proprietário é notificado para regularizar a situação (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

Ela informa que quando o agente identifica uma área de difícil acesso, pode agendar a inspeção com o uso dessa tecnologia. O drone faz a captura das imagens e em caso de identificação de situação risco, ou seja, possível existência de criadouros do mosquito, o proprietário é notificado para regularizar a situação.

O serviço realizado pelos agentes de endemias conta com o apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

Drones são utilizados para identificar possíveis criadouros do Aedes aegypti em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Drones são utilizados para identificar possíveis criadouros do Aedes aegypti em Paranaguá

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como Microempreendedor Individual (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.