A proximidade do inverno e chegada de temperaturas mais frias fez com que no dia 21 de maio, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), iniciasse uma ação de abordagem e acolhimento a moradores em situação de rua nos principais pontos da cidade. O foco é levar essas pessoas ao Centro POP, espaço que conta com espaços adequados e com conforto térmico para que os cidadãos se abriguem do frio, garantindo a integridade física e saúde. A ação conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).
Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a iniciativa é diária e é denominada como ação de inverno. “Com a chegada do inverno e a queda das temperaturas abrimos as portas para receber todos que queiram um lugar para dormir e sair da rua. Agradecemos a Guarda Municipal pelo apoio em todas as ações”, afirma a secretária de Assistência Social, Ana Paula Falanga.
De acordo com a Semas, a equipe que realiza a ação conta com profissionais de vários setores da pasta. Os colaboradores atuaram “na abordagem e no acompanhamento daqueles que aceitaram sair das ruas para usufruir de um espaço que conta com colchões, travesseiros, cobertores, além da estrutura física de banheiro e cozinha”, completa.
“A ação de inverno começou no sábado, dia 21, e acontecerá todas as noites a partir das 20h. Um veículo levará as pessoas que têm dificuldades de locomoção, como informou a secretária de Assistência Social. Para aqueles que podem se dirigir até o Centro Pop é importante destacar que o acolhimento começa às 19h e é encerrado às 21h de domingo a domingo”, explica a prefeitura.
Apoio da Feira da Partilha na ação do sábado
Segundo o município, no último sábado, 21, a ação de inverno contou com o apoio das organizadoras da Feira da Partilha de Paranaguá, que fizeram um sopão e levaram até o Centro POP.“Esta iniciativa é bem vinda e outras instituições ou organizações que tenham interesse em ajudar o próximo, podem entrar em contato com a Secretaria para que possamos fazer um planejamento dos dias”, explica Falanga.
O Centro POP é um local mantido pela Prefeitura que oferece diversos serviços de alimentação, higiene, auxílio para confecção de documentos e outros. O espaço conta com 30 vagas para mulheres e homens que vivem em situação de rua em Paranaguá.
Secretária detalha política social
Segundo Falanga, a ação concede efetividade social determinada pelo prefeito Marcelo Roque. “Iniciamos as ações de inverno objetivando assegurar local seguro para o abrigamento temporário para pessoas em situação de rua, as quais estariam vulneráveis às baixas temperaturas e ao rigor do inverno. Para tanto, ofertamos local apropriado para alimentação, higiene pessoal e pernoite, deste modo, garantindo dignidade a quem mais precisa”, explica, ressaltando o enfrentamento ao frio com foco na proteção social concedida pelo município a esses cidadãos.
A secretária de Assistência Social ressalta que a iniciativa ocorre sete dias da semana, de forma ininterrupta e contínua. “As pessoas em situação de rua poderão acessar os serviços desta Secretaria Municipal de assistência social através do Centro POP, localizado a Rua Benjamin Constant, em frente ao Iate Clube de Paranaguá, no qual possuímos equipe profissional capacitada para o atendimento de tal situação de vulnerabilidade”, finaliza Ana Paula Falanga.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá/Secom