*Matéria atualizada às 21h30 de sexta-feira, 20
Uma informação anônima repassada para o 181, Disque Denúncia da Secretaria Estadual da Segurança Pública, levou equipes do Serviço de Inteligência e da ROTAM – Rondas Ostensivas Tático Móvel, do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, até uma fábrica clandestina de palmito instalada na localidade de Cachoeira de Baixo, zona rural de Antonina.
A denúncia indicava também que os indivíduos que estavam extraindo o palmito e realizando a sua industrialização clandestina eram foragidos da Justiça.

Após o monitoramento do local e a constatação dos fatos, as equipes planejaram uma ação de abordagem deflagrada na quinta-feira, 19.
Na área onde a fábrica clandestina estava instalada os policiais encontraram cerca de 3 toneladas de palmito Jussara in natura e envasado. A espécie, ameaçada de extinção, não pode ser comercializada ou extraída sem autorização dos órgãos ambientais.
Também foram apreendidos no local produtos químicos utilizados na fabricação de conserva. O material usado na industrialização clandestina do palmito não seguia o critério de higiene exigido pelas autoridades sanitárias.

Dois homens, um deles com mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo agravado, foram presos durante a abordagem e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Antonina.
Além do palmito e dos produtos químicos, também foram apreendidas duas espingardas calibre .32. Sete gaiolas com pássaros silvestres foram recolhidas no local.
Todo o material foi levado para a sede do Batalhão de Polícia Ambiental, em São José dos Pinhais. Os autos de infração chegam a R$ 1 milhão.
O Instituto Água e Terra (IAT) dará sequência aos procedimentos administrativos.

DENÚNCIA
O Batalhão de Polícia Ambiental realiza ações em todo o Estado com o intuito de coibir crimes ambientais. A corporação reforça a importância da participação da população com informações e denúncias repassadas pelo 181.

As operações e ações de fiscalização ocorrem na mata e nos rios e visam erradicar a caça e a extração de vegetação nativa.
Com informações da Comunicação Social do BPAmb/FV.