Editorial

Dia do Trabalho: conquistas e mudanças

Na atualidade, em se tratando de direitos trabalhistas, muito se avançou.

O ano de 1886 é o marco da celebração mundial alusiva ao Dia do Trabalho, data que teve sua origem na cidade de Chicago, nos Estados Unidos da América, quando naquele ano, no dia 1.º de maio, trabalhadores saíram às ruas com o propósito de reivindicar melhores condições trabalhistas, dentre as quais redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Nesse dia ocorreu, no mesmo País, uma greve geral dos trabalhadores.

Tais episódios geraram conflitos entre as forças policiais e os trabalhadores, ocasionando, inclusive, a morte de manifestantes, o que acarretou em revolta por parte da classe trabalhadora.

Assim, maio de 1886 foi difícil para os trabalhadores em virtude das perdas humanas e dores causadas, no entanto, foi libertário em se tratando da luta pelos seus direitos, pois os conflitos supracitados serviram como estopim para a busca por melhorias fundamentais para a coletividade da classe. Desta forma, foram iniciadas as celebrações do Dia do Trabalho. 

Na atualidade, em se tratando de direitos trabalhistas, muito se avançou, mas ainda são necessários esforços contínuos para que mais melhorias sejam implantadas e frentes de trabalho se abram, ou seja, é preciso haver a atuação contínua para que novas vagas de emprego sejam disponibilizadas aos brasileiros.

Neste ínterim, não se pode negar as inúmeras conquistas e modificações em se tratando do setor de emprego, no entanto, é fundamental se ter consciência de que não se pode parar de lutar e assistir impassivelmente a perdas de direitos ou mesmo violações de benefícios advindos de inúmeras batalhas.

Foram muitas lutas travadas tendo em vista a redução da jornada de trabalho, salários mais dignos e respeito para com a classe trabalhadora e esses esforços não podem ser abandonados, por isso, a cada dia os trabalhadores precisam buscar condições melhores e salubres para desempenhar suas funções, não aceitar ações desfavoráveis e indignas no ambiente de trabalho e, acima de tudo, estar consciente de todos os seus direitos para que, dessa forma, seja possível agir em prol do benefício da coletividade.

Você também poderá gostar

Dia do Trabalho: conquistas e mudanças

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.