Unidade, que supre demanda de todo o litoral, será reaberta atendendo doadores de segunda à sexta-feira e com estrutura reforçada
Desde março, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) em Paranaguá está com suas atividades paralisadas, passando por uma reestruturação por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para melhor atender os doadores, pacientes e a saúde pública do litoral. Segundo a diretora estadual do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, a unidade deve reabrir na próxima semana para a coleta de sangue, com estrutura mais ampla e adequada, sendo que as atividades de atendimento hemoterápico e de dispensação de sangue não foram paralisadas neste período de reformulação.
“O Hemepar ainda está paralisado na questão de coleta de sangue. As demais funções de dispensação do sangue, do atendimento hemoterápico dos pacientes estão acontecendo normalmente. A parte de coleta está interrompida, mas provavelmente na semana que vem estaremos retomando as atividades”, explica, ressaltando que a equipe passou por treinamentos, bem como a unidade teve aquisição de equipamentos, mobiliário e adequação geral de forma correta em parceria com a 1.ª Regional de Saúde da Sesa e o Hemocentro.
Segundo a diretora, a unidade, na volta ao funcionamento, deve atender de segunda à quinta-feira de manhã e tarde (8h às 12h e 13h às 17h) e na sexta-feira no período da manhã (8h às 12h). “Estamos conversando com a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (FUNEAS) para a contratação de mais funcionários, mas principalmente biomédicos e bioquímicos para a agência transfusional. Atualmente temos 27 servidores na unidade, vários estão em processo de aposentadoria, então estamos fazendo um levantamento para que na próxima chamada de servidores possamos colocar outros no lugar para não haver problema de falta de atendimento”, explica, ressaltando que há funcionários também afastados por licenças.
UCT DE PARANAGUÁ
“A média mensal da unidade do Hemepar de Paranaguá é de 250 coletas, com uma média de cerca de 300 hemocomponentes, ou seja, de transfusão a pacientes que necessitam. Cada bolsa de sangue coletada é produzida quatro hemocomponentes”, explica, ressaltando que a demanda de Paranaguá e região é suprida pelo Hemepar. “Neste momento, por estar fechada a unidade, o suporte está sendo dado pela Hemorrede, sendo que o Hemepar é composto por 20 unidades. Então, o excedente das outras unidades é repassado à unidade de Paranaguá”, afirma a diretora, ressaltando que não há falta de doações de sangue aos cidadãos locais e em todo o Estado.
“A unidade de Paranaguá é muito importante e estamos trabalhando para que ela retorne o mais rápido possível às suas atividades”, afirma a diretora do Hemepar, Liana de Souza (Foto: AEN)
Liana afirma que a média de doação mensal do município é satisfatória de acordo com a demanda dos hospitais do litoral do Paraná. “Está dentro do esperado na porcentagem da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas se eu for pensar em toda a Hemorrede efetivamente poderíamos contribuir ainda mais para ajudar os demais no Paraná. A gente trabalha com um estoque justo, de três a quatro dias, com mais doações teríamos um período maior para atender às necessidades”, explica a diretora.
“É claro que ter a UCT de Paranaguá realizando a média mensal de 250 coletas de sangue nos ajuda e muito na Hemorrede, pois, às vezes, há problemas em unidades com redução de horário de funcionamento e outras questões. Como hoje está acontecendo com Paranaguá e as outras unidades estão ajudando, pode acontecer o inverso”, explica. “A unidade de Paranaguá é muito importante e estamos trabalhando para que ela retorne o mais rápido possível às suas atividades”, acrescenta Liana.
HEMEPAR TRANSPORTOU DOADORES DE SANGUE RAROS A CURITIBA
De acordo com a gestora, a UCT de Paranaguá é importante não só para os sete municípios litorâneos, mas também para todos os turistas do Paraná que passam o período de férias ou feriados na região. “Inclusive os cidadãos que estão no litoral em um momento de lazer podem comparecer à unidade de Paranaguá para fazer a doação de sangue”, comenta. “Com as melhorias que estamos fazendo haverá uma maior rastreabilidade, o fluxo estará adequado com as normativas da Vigilância Sanitária”, complementa.
Liana ressalta ainda que os doadores que desejam muito fazer a doação podem comparecer ao Hemepar de Paranaguá e conversar com a assistente social. “Nosso motorista está indo buscar muitos doadores marcando o dia previamente para viabilizar o transporte. Temos em Paranaguá muitos doadores com fenótipos de sangue raros e importante para o nosso estoque. Estamos buscando os doadores para fazer a doação em Curitiba e fazendo o retorno deles a Paranaguá”, explica a gestora. “Todas as propostas de melhoria foram feitas e acreditamos efetivamente que na semana que vem reabra a unidade”, finaliza.
QUEM PODE DOAR
Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, em bom estado de saúde e com mais de 50 quilos pode doar. Menores de 18 anos precisam ter autorização e a presença do responsável legal. Os homens podem doar sangue quatro vezes por ano, com intervalos de 60 dias, e as mulheres três vezes, com intervalos de 90 dias.
A UCT do Hemepar Paranaguá está localizada na Avenida Gabriel de Lara, 481, o telefone é o (41) 3420-6663.