Infraestrutura

Portos do Paraná apresenta concessão da área de granéis sólidos vegetais em audiência

Denominada PAR 09, a área de 24 mil metros quadrados – classificada como brownfield (já construída) – está localizada a oeste do porto organizado de Paranaguá

nfnewk7m

A Portos do Paraná realizou nesta quinta-feira (24), de forma virtual, a audiência pública sobre o arrendamento da área PAR09. A sessão é parte do processo para a realização do certame licitatório do terminal em leilão, a ser realizado ainda neste ano.

Seguindo o programa estabelecido junto ao governo federal e as diretrizes do Governo do Estado, a audiência dá início a um processo de licitação de uma área importante para o escoamento de granéis sólidos vegetais pelo Porto de Paranaguá.

“É uma área existente, já operacional, mas com um instrumento de exploração precário, que não permite longos e grandes investimentos, por não dar segurança para o porto nem para o usuário”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia,.

Buscar essa regularização é o objetivo da licitação dessa área. “Além da regularidade jurídica, esse novo contrato de arrendamento vai possibilitar novos investimentos, em terra e em mar”, completou. 

Denominada PAR 09, a área de 24 mil metros quadrados – classificada como brownfield (já construída) – está localizada a oeste do porto organizado de Paranaguá. Os investimentos totais esperados para a área são de cerca de R$ 492,6 milhões. Confira os estudos completos no link: https://web.antaq.gov.br/sistemas/leilaointernetv2/PaginaPrincipal.aspx .

AUDIÊNCIA 

Pelas plataformas virtuais, participaram e assistiram a audiência cerca de 60 pessoas, representantes de usuários, agentes dos serviços portuários e demais interessados na atividade portuária paranaense. O período da consulta pública segue até o próximo dia 06 de abril. Para saber como enviar as contribuições, basta acessar o site da Portos do Paraná.

Todos os questionamentos serão devidamente respondidos pela equipe técnica. Encerrado o prazo e as análise das contribuições, o estudo será revisado de acordo com as sugestões, e, se for o caso, atualizado. Em seguida será remetido ao Tribunal de Contas da União. “A participação desse órgão de controle externo garante ainda mais transparência. É um processo seguro e eficiente”, concluiu Garcia.

3wl2paq4
Os investimentos totais esperados para a área são de cerca de R$ 492,6 milhões (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

Para o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Arthur Luis Pinho de Lima, os projetos que vêm sendo desenvolvidos em parceria com a Portos do Paraná – como o Programa de Arrendamentos – são fundamentais para o desenvolvimento da região. “Juntas, as empresas públicas estadual e federal são mais fortes, agindo pelo desenvolvimento portuário no Estado do Paraná”, afirmou.

Amanda Seabra, representando a Secretaria de Parcerias em Transportes da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), destacou a relevância do setor portuário. “O mercado tem olhado muito para possibilidades de investimentos no setor portuário brasileiro e o Porto de Paranaguá tem aproveitado esse momento”, afirmou. Ainda segundo ela, esses arrendamentos garantem segurança jurídica aos futuros investidores.

Alessandro Marques, coordenador-geral de Modelagem de Arrendamentos Portuários da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), lembrou que a audiência pública é mais uma importante etapa sendo vencida. “Ela é resultado de uma excelente condução de todos os processos após a delegação de competências”, disse.

O processo para a licitação da PAR 09 é o quarto conduzido pela Portos do Paraná após receber a delegação do governo federal. A autoridade portuária paranaense foi a primeira do Brasil a ter autonomia, ainda em 2019, para realizar a licitação e outros atos de gestão, que antes estavam concentrados no Ministério de Infraestrutura.

PARTICIPANTES 

Pela EPL, participaram da audiência Rômulo Castelo Branco, Conrado Frezza, Marcelo Nunes e Leonardo Garcia. Eles apresentaram os estudos da área. Pela Portos do Paraná, além do diretor-presidente, participaram o diretor de Operações, Luiz Teixeira da Silva Junior; André Cassanti Neto, diretor de Engenharia e Manutenção; Marcus Vinícius de Freitas, diretor Jurídico; e Marcos Alfredo Bonoski, diretor Administrativo e Financeiro; e representantes das equipes técnicas.

Fonte: Portos do Paraná/AEN


Portos do Paraná apresenta concessão da área de granéis sólidos vegetais em audiênciaAvatar de Redação

Redação

Portos do Paraná apresenta concessão da área de granéis sólidos vegetais em audiência

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar