conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Marinha completa duas semanas apoiando a população de Petrópolis

Aeronaves SH-16 (Seahawk) e UH-15 (Super Cougar) em apoio à Operação Petrópolis

Publicado

em

Após completar mais de duas semanas de atividades, a Marinha do Brasil (MB), além de dar continuidade ao atendimento por meio do seu Hospital de Campanha (HCmp), vem dando ênfase em ações de transporte de doações, assistência religiosa e ações cívico-sociais (ACISO). Até o momento, foram mais de 1700 atendimentos médicos realizados no HCmp. A operação já contou com mais de 370 militares envolvidos em diversas ações na cidade de Petrópolis.

Um dos principais marcos dessa missão foi a pronta-resposta da Força, que desde as primeiras horas após as fortes chuvas, já estava presente na cidade da Região Serrana. A prontidão operativa decorreu da rápida mobilização dos diversos setores da Marinha, ao colocar seus meios e estruturas apoiando o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais – PETRÓPOLIS.

A Marinha deslocou para a cidade um helicóptero SH-16 (Seahawk), um UH-15 (Super Cougar) e um UH-12 (Esquilo), que foram fundamentais para missões como, por exemplo, o transporte de gerador de energia para o parque de antenas localizado no Morro do Morin, cujo acesso por terra estava bloqueado pelos deslizamentos.

A fase de conclusão das ações da MB na cidade segue até a próxima sexta-feira, 4. O cronograma da semana prossegue com atividades de desobstrução de vias, limpeza de áreas urbanas, assistência religiosa, ACISO, logística no transporte de doações e atendimentos no HCmp. 

Hospital de Campanha

O HCmp, na fase inicial, funcionou como um posto de saúde avançado, de triagem e atendimento de baixa complexidade às vítimas do desastre. Nesta última semana, a procura pelos serviços de saúde se deu também pelos pacientes que foram impactados de forma mais indireta pela tragédia. 

O Diretor do Centro de Medicina Operativa da Marinha, Capitão de Mar e Guerra Médico Kleber Coelho de Moraes Ricciardi, explica como se dá essa fase final: “Nessa segunda etapa, fizemos o acolhimento e atendimento de casos mais leves nas diversas especialidades: clínico, ortopédico, pediátrico, além de emergências odontológicas. E até mesmo, a entrega de medicamentos para doenças crônicas, como hipertensão e diabetes”.

Atendimentos no HCmp permanecem até́ a próxima sexta-feira

O funcionamento do HCmp, montado no SESI Petrópolis, permanece das 8h às 18h até a sexta-feira, 4, com as instalações ambulatoriais e de UTI.

Assista ao vídeo sobre as ações da Marinha em Petrópolis no link https://www.youtube.com/watch?v=W8iR7QGdQ4U&feature=youtu.be

Da Assessoria da Capitania

Em alta

plugins premium WordPress