Servidores da Receita Federal deflagraram na segunda-feira, 21, uma ação de fiscalização em estabelecimentos comerciais conhecidos com “Self Storage” (guarda volumes) instalados na capital do estado.
A mobilização das equipes resultou na retenção de 800 unidades de vinhos argentinos de valor estimado de R$ 80.000,00, sem comprovação regular importação.
As mercadorias foram retidas em um box, após trabalhos prévios de seleção e análise de risco das equipes de vigilância e repressão aduaneiras da Receita Federal.
Em outro box, no mesmo depósito, foram identificados volumes contendo bebidas com suspeita de descaminho. Neste caso, foi adotado o procedimento de lacração do local e intimação ao responsável para comparecimento, apresentação da documentação fiscal respectiva e abertura do espaço de depósito no prazo máximo de 48 horas, para continuidade da ação fiscalizatória.
GUARDA-VOLUMES
A instalação desse tipo de estabelecimento comercial, que serve de depósito, tem apresentado grande crescimento, especialmente em cidades de médio/grande porte, onde são utilizados para armazenamento de documentos, móveis e outros bens, tanto de pessoas físicas quanto de empresas.