conecte-se conosco

Voz do Rocio

Virtudes

Continuamos a reflexão sobre as “virtudes de Nossa Senhora”….

Publicado

em

Continuamos a reflexão sobre as "virtudes de Nossa Senhora", uma vez que estamos no Santuário dedicado a ela. Hoje vamos falar de OBEDIÊNCIA.

OBEDIÊNCIA é uma palavra cuja raiz vem do latim e significa “escutar com atenção”. Ou seja, só tem sentido obedecer, depois que se entende no coração o que se ouviu. Obedecer é acatar uma verdade, uma instrução, uma orientação, reconhecer que aquilo é verdadeiro, e assumir (com todas as consequências) como parte da sua vida. Só obedece quem entendeu o que foi pedido e assume com amor. O Catecismo da Igreja Católica diz que “obedecer na fé é submeter-se livremente à palavra escutada, por a sua verdade ser garantida por Deus, que é a própria verdade. Desta obediência, o modelo que a Sagrada Escritura nos propõe é Abraão. A sua realização mais perfeita é a da Virgem Maria” (CIC, 144).

O que acontece é que muitas vezes entendemos que obedecer é diminuir, regredir, apenas submeter e ficar no prejuizo. Mas na verdade a obediência é algo que assumimos por amor. Eu entendo a necessidade daquela orientação, por isso obedeço. Geralmente desobedecemos porque não acreditamos, não entendemos a real necessidade, ou seja, não amamos.

Na vida espiritual, muitas vezes nos frustramos porque não somos obedientes a Deus, não escutamos com atenção o que Ele quer de nós e apenas apresentamos a Ele o que nós queremos. Nossos projetos, geralmente nascem de nossas vontades e não da vontade dele. Quando olhamos para a história da Nossa Senhora, vemos uma pessoa extremamente obediente. Primeiro ela ouviu a vontade de Deus, escutou com atenção, entendeu e disse: “Eis-me aqui. Faça-se em mim a sua vontade”. Essa resposta de Maria a Deus foi profundamente um gesto de obediência e amor. Aprendemos muito com Nossa Senhora. Hoje, a ser obedientes. Antes de elaborarmos nossos projetos devemos ouvir Deus. Sem paciência e oração torna-se impossível escutar essa voz divina. Por isso pedimos: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus… Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 

Pe. Dirson Gonçalves, CSsR

Reitor do Santuário

[email protected]

Publicidade










plugins premium WordPress