conecte-se conosco

Voz do Rocio

Virtudes

Continuamos a reflexão sobre as “virtudes de Nossa Senhora”, uma vez que estamos no santuário dedicado a ela

Publicado

em

Continuamos a reflexão sobre as "virtudes de Nossa Senhora", uma vez que estamos no santuário dedicado a ela. Hoje vamos falar de ESPERANÇA.

A Igreja ensina que existem três virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade. Virtudes são disposições para fazer o bem, ou seja, são coisas que nascem dentro do ser humano, a partir da sementinha colocada por Deus. Uma pessoa virtuosa aproxima-se de Deus, para tornar-se imagem e semelhança de Deus, ou seja, ser um sinal dele no mundo. A esperança, então, é uma virtude, é algo bom, que nasce na alma e é mantida e alimentada pelo Espírito Santo. Diz São Paulo Apóstolo que a esperança não decepciona!” (Rm 5,5). No salmo 39 encontramos a belíssimo versículo que diz: E agora, Senhor, o que posso esperar? Em ti se encontra a minha esperança! (Sl 39,8).

O mundo geralmente não apresenta gratuitamente sinais positivos. Vemos violência, fome, morte, desavença, infidelidade, desamor. Aparentemente não há mais solução. Isso nos deprime e desanima. Buscar a esperança e a Luz é uma necessidade para se manter vivo. É preciso dedicação na busca de ver o positivo e o belo das coisas. Se colocarmos nosso foco na realidade “nua e crua”, desanimamos.

Portanto, quando nos enchemos de esperança por alguma coisa na família, no trabalho, na faculdade, nos projetos e sonhos, estamos nos alimentando de algo divino. Esperar é colocar em Deus a confiança, a fé. Quando olhamos para a história de Nossa Senhora, visualizamos uma pessoa cheia de esperança e confiança em Deus.

Nesta série de artigos publicados aqui no jornal, desejamos despertar em você esse “algo bom” de que tanto precisamos para seguir a nossa vida e apostar em nssos projetos. Hoje somos convidados a olhar para Nossa Senhora e pedir que ela nos ajude a ter esperança, esta virtude tão necessária para dar sentido à nossa existência e nossa caminhada. Lembremos sempre que “a esperança não decepciona” e por isso pedimos confiantes: rogai por nós, Santa Mãe de Deus… Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 

Pe. Dirson Gonçalves, CSsR

Reitor do Santuário

[email protected]

 

Publicidade










plugins premium WordPress