conecte-se conosco

Voz do Rocio

Virtudes

Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem, é o hábito constante, a inclinação para o bem, para o caminho do bem

Publicado

em

Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem, é o hábito constante, a inclinação para o bem, para o caminho do bem. No Cristianismo, existem as virtudes teologais (fé, esperança e caridade) e as virtudes cardeais (prudência, temperança, fortaleza e justiça). A partir de hoje, vamos refletir aqui sobre as "virtudes de Nossa Senhora", uma vez que estamos no santuário dedicado a ela. Começaremos pela humildade.

Humildade é um termo aplicado quando alguém é capaz de conhecer as suas próprias fraquezas e agir de acordo com essa consciência. A humildade é característica de uma pessoa que tem bom senso, que se conhece a si mesma, sabe de suas limitações e, por isso mesmo, jamais se coloca acima dos outros, mas comporta-se serenamente, como alguém que está a caminho, que está aprendendo, que não sabe tudo. Pode até ser uma pessoa muito inteligente, capacitada, sábia, bem-sucedida… mas se ela é humilde, nada disso lhe faz ser arrogante ou prepotente, mas alguém simples e assessível.

Um das grandes caraterísticas de Jesus Cristo foi a humildade. A Bíblia diz que Ele "sendo Filho de Deus não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz" (Fl 2,6-8). Quando se trata de Maria ela soube se colocar diante de Deus com toda a humildade quando disse "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa vontade!". Colocar-se a serviço, como servidora é saber que acima dela estava Aquele que é maior que ela.

Nesta série de textos que estamos começando hoje, a intenção geral é “Aprender as virtudes de Nossa Senhora”. Que ela nos ajude a aprender o valor de ser uma pessoa virtuosa. Que ela nos ajude a viver esses valores que são a base de uma vida em Cristo. Que ela nos ajude a ter um coração limpo, simples, acolhedor, manso, amoroso, humilde. Por isso pedimos: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus… Para que sejamos dignos das promessas de Cristo…

 

Pe. Dirson Gonçalves, CSsR

Reitor do Santuário

[email protected]

Publicidade


Em alta