Logotipo

Voz do Rocio

Primeiro Mês de 2020

28 de janeiro de 2020

Estamos praticamente terminando o primeiro mês de 2020. Como está o seu começo de ano? Sentimos que existem muitas pessoas que não se sentem felizes e realizadas porque seus sentimentos e emoções estão desarmonizados. Ou seja, não conseguem integrar os vários aspectos de seu interior: emoções, pensamentos, fé. O ser humano é extremamente complexo e se não consegue conhecer-se, entender-se, se perde com as pressões e desafios da vida. Alguém já disse: “Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda”. É necessário olhar para dentro da gente, conhecer esse mistério e essa intensidade encrível que Deus fez de modo tão belo.

O Papa Paulo VI (em 1965) escreveu que “A consciência é o centro mais secreto e o santuário da pessoa, no qual a pessoa se encontra a sós com Deus, cuja voz se faz ouvir na intimidade do seu ser”. Ou seja, é dentro da gente, que a gente consegue conversar com Deus, ouvir o que Ele diz. Lá no íntimo onde a gente não precisa se esconder de ninguém, é onde mora nossa verdade. Lá no íntimo do nosso ser. Conhecer-se é o segredo para a felicidade. Fernando Pessoa, grande poeta, disse: “Para ser grande, sê inteiro!”. Ninguém é feliz sendo pela metade, ou incompleto. Jesus disse certa vez: “Eu vim para que todos tenham vida em abundância”, ou seja, Ele veio para ensinar-nos a sermos abundantes em nossa existência, para vivermos e não apenas sobrevivermos.

Em outra ocasião, Jesus diz que é preciso aproximar-se da LUZ, para que esta LUZ nos mostre o que precisamos ver, sem medos, sem reservas, com confiança. Que possamos nos aproximar desta LUZ divina com a mesma confiança que Nossa Senhora deixou-se aproximar, iluminar, inundar para conhecer-se, amar-se, e tornar-se, também, LUZ. E para encerrar esta mensagem, sugiro a oração da serenidade: “Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras”. Assim seja. Amém! Feliz 2020.

 

Pe. Dirson Gonçalves, CSsR

Reitor do Santuário

ferreiracssr@hotmail.com

 

 

Fotos

Compartilhe