Connect with us

Voz do Rocio

Novo ano e escolhas

Estamos no começo de um novo ano. Tempo de fazer as escolhas certas para viver bem em 2020

Publicado

em

Estamos no começo de um novo ano. Tempo de fazer as escolhas certas para viver bem em 2020. SIM e NÃO são opostos, mas a distância que os separa é mínima. Escolher um destes caminhos é automaticamente excluir o outro e assumir todas as consequências da escolha. SIM e NÃO, cada um tem sua beleza, seus motivos, sua missão.

Durante a história muitos sins foram ditos e por causa deles a história se fez de certo modo. Por outro lado, muitos nãos também foram ditos e por isso a vida tomou outros rumos. Em ambos os casos, a distância entre um e outro foi milimétrica. Por pouco, muitos sins seriam nãos e muitos nãos seriam sins. E a história teria outro colorido… não sei se mais belo ou mais triste, mas seria outro… Porque a vida é feita de sins e nãos.

O discernimento para definir por este ou aquele é certamente dolorido. Decidir dói. Optar dói. Mas a decisão é uma mistura de sofrimento e alívio. Sofrimento pelo passo a ser dado e alívio pela decisão assumida. Mas não é fácil. Há nãos ditos que jamais voltam a ser sins. Há sins ditos, que jamais poderão ser corrigidos…

Quando estava pensando sobre estas duas palavrinhas, lembrei-me do ensinamento de Jesus: “Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do Maligno” (Mt 5, 37). A única coisa que posso pedir do Alto, é discernimento, clareza, luz, serenidade para que meus sins e nãos produzam apenas vida e nunca sofrimento. A distância entre um e outro, repito, é muito curta. Qualquer descuido provoca erros muitas vezes irreparáveis. Mas não dá pra ficar parado porque a vida corre e ela é feita de sins e nãos. Começando este novo ano, cuide de cada palavra dita, de cada escolha feita. Elas poderão ter consequências muito sérias na sua vida. Em tudo, que Nossa Senhora do Rocio seja a luz que ajuda no discernimento e na opção correta. Conte também com a ajuda de seus amigos e familiares para construir uma linda história. Feliz 2020.

 

Pe. Dirson Gonçalves, CSsR

Reitor do Santuário

[email protected]

 

Continuar lendo