Logotipo

Voz do Rocio

Novo ano e escolhas

14 de janeiro de 2020

Estamos no começo de um novo ano. Tempo de fazer as escolhas certas para viver bem em 2020. SIM e NÃO são opostos, mas a distância que os separa é mínima. Escolher um destes caminhos é automaticamente excluir o outro e assumir todas as consequências da escolha. SIM e NÃO, cada um tem sua beleza, seus motivos, sua missão.

Durante a história muitos sins foram ditos e por causa deles a história se fez de certo modo. Por outro lado, muitos nãos também foram ditos e por isso a vida tomou outros rumos. Em ambos os casos, a distância entre um e outro foi milimétrica. Por pouco, muitos sins seriam nãos e muitos nãos seriam sins. E a história teria outro colorido... não sei se mais belo ou mais triste, mas seria outro... Porque a vida é feita de sins e nãos.

O discernimento para definir por este ou aquele é certamente dolorido. Decidir dói. Optar dói. Mas a decisão é uma mistura de sofrimento e alívio. Sofrimento pelo passo a ser dado e alívio pela decisão assumida. Mas não é fácil. Há nãos ditos que jamais voltam a ser sins. Há sins ditos, que jamais poderão ser corrigidos...

Quando estava pensando sobre estas duas palavrinhas, lembrei-me do ensinamento de Jesus: “Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do Maligno” (Mt 5, 37). A única coisa que posso pedir do Alto, é discernimento, clareza, luz, serenidade para que meus sins e nãos produzam apenas vida e nunca sofrimento. A distância entre um e outro, repito, é muito curta. Qualquer descuido provoca erros muitas vezes irreparáveis. Mas não dá pra ficar parado porque a vida corre e ela é feita de sins e nãos. Começando este novo ano, cuide de cada palavra dita, de cada escolha feita. Elas poderão ter consequências muito sérias na sua vida. Em tudo, que Nossa Senhora do Rocio seja a luz que ajuda no discernimento e na opção correta. Conte também com a ajuda de seus amigos e familiares para construir uma linda história. Feliz 2020.

 

Pe. Dirson Gonçalves, CSsR

Reitor do Santuário

ferreiracssr@hotmail.com

 

Fotos

Compartilhe