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Verão

Qualidade no fornecimento de energia no litoral melhora 32%

Ao longo de 2016, a Copel investiu cerca de R$ 8 milhões na região

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Os investimentos da Copel em novas tecnologias nas redes de energia e nas subestações do litoral do Paraná já estão dando bons resultados. A duração média de interrupção de energia por consumidor caiu 32% na comparação de 2016 com 2015.

Conhecido como DEC, este é um dos indicadores estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para acompanhar a qualidade do serviço das concessionárias de energia elétrica. Na prática, ele contabiliza quantas horas médias os consumidores de cada município ficaram sem luz. O número de vezes que faltou luz no litoral também teve queda: este índice, chamado de FEC, caiu 27% na comparação dos dois anos.

A Copel atende, atualmente, pouco mais de 163 mil unidades consumidoras nas sete cidades litorâneas do Paraná. Ao longo de 2016, a Copel investiu cerca de R$ 8 milhões em melhorias e expansão na rede elétrica do litoral. Além da população, estas melhorias beneficiam também os turistas que vão para as praias na temporada de verão – a população nas cidades litorâneas chega a 1,5 milhão de pessoas durante o verão.

Paranaguá e Pontal do Paraná foram as cidades que apresentaram maior queda nas horas e frequências de desligamentos. Na primeira, houve redução de metade das horas médias que os consumidores ficaram sem luz – de 20 passou para 10 horas – e a frequência caiu de nove para seis vezes na comparação do ano passado com 2015, uma diminuição de quase 37%. Já Pontal do Sul também apresentou uma queda de 50% no DEC – de 12 horas sem luz passou para seis em 2016 – e o mesmo percentual de queda no FEC – de 10 vezes em 2015 passou para cinco no ano passado.

 

 

ATENDIMENTO AOS CLIENTES

COPEL MOBILE – Aplicativo disponível para sistemas Android e iOS. Por meio dele é possível informar falta de luz, solicitar religação de energia e consultar dados e informações da conta, entre outros serviços 24 horas por dia.

AGÊNCIA VIRTUAL – Canal via Web em que o cliente pode consultar ou solicitar todos os serviços e também registar a falta de energia, 24 horas por dia.

SMS (número 28593) – Serviço de torpedo gratuito, disponível 24 horas por dia, exclusivo para informar falta de energia, bastando escrever SL mais o número da Unidade Consumidora (que vem destacado na Conta de luz) na mensagem e enviar para o número 28593.

AGÊNCIAS – A Copel mantém atendimento personalizado em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná (Praia de Leste) e Paranaguá das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Há postos de atendimento também em Antonina, que funcionam das 8h às 12h, em Morretes e em Guaraqueçaba das 13h30 às 17h30.

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