Logotipo

Operação Verão contará com 650 profissionais do Corpo de Bombeiros

17 de novembro de 2018

Guarda-vidas já estão atuando no fim de semana em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba

Compartilhe

A Operação Verão 2018/2019 no Paraná começa no dia 21 de dezembro e termina em 10 de março, logo após o Carnaval. Desta vez, serão 80 dias de atividades no Estado. Para proteger os turistas e moradores que passeiam pelo litoral, 650 profissionais do Corpo de Bombeiros irão atuar nas praias.

O comandante do 8.º Grupamento de Bombeiros do Paraná, major Gerson Gross, explicou que as ações já começam a ser organizadas no mês de maio. “Trabalharemos com o total de 650 bombeiros durante a Operação Verão, sendo 450 guarda-vidas”, ressaltou.

Serão 450 guarda-vidas atuando nas praias do Paraná de 21 de dezembro a 10 de março

PREPARAÇÃO

Na última temporada, uma força-tarefa precisou ser empregada pelos bombeiros no litoral para recuperar os postos de guarda-vidas que foram depredados e, desta vez, o trabalho precisará ser novamente realizado. “Esses postos são alvo de depredação, são vândalos que picham, há casos de até colocarem fogo em postos de madeira, além de estourarem as portas e as janelas. Durante a baixa temporada, quando não tem ninguém, as pessoas acabam depredando, apesar de a gente passar todos os dias para olhar. Já temos verba pronta para isso, mas vamos começar a arrumar somente mais próximo da data da Operação Verão, porque se arrumarmos agora até lá já estragaram de novo”, destacou o major Gross.

Bombeiros de outros municípios do Paraná que irão atuar na temporada nas praias passam por uma reciclagem e um teste. “A partir do dia 17 faremos ainda um nivelamento com um teste prático para que no dia 20 já tenhamos guarda-vidas nas praias”, explicou o major Gross.

Neste ano, segundo o Governo do Estado, a corporação vai contar com drones para auxiliar no trabalho. Com isso, será possível visualizar onde está a maior concentração de público e proteger os banhistas que acabam sendo levados pela arrebentação.

O Corpo de Bombeiros concluiu mais uma etapa do Curso de Formação de Guarda-Vidas da Polícia Militar do Paraná (foto: Corpo de Bombeiros)

FORMAÇÃO DE GUARDA-VIDAS

Na quinta-feira, 15, o Corpo de Bombeiros concluiu mais uma etapa do Curso de Formação de Guarda-Vidas da Polícia Militar do Paraná. Foram mais de 245 horas de aulas teóricas e práticas. Entre as disciplinas, os alunos passaram por treinamento de busca de vítimas recém-submersas e natação, com travessias históricas da corporação em vários pontos do litoral, como o salto da pedra do Brejatuba, em Guaratuba, a travessia do Ferryboat, em Matinhos, e a mais longa, do balneário Monções ao Primavera, em Pontal do Paraná, que totaliza 6 Km.

Além disso, passaram pela disciplina de salvamento aquático, com climas e condições de mar adversas. Na próxima etapa, os alunos entram no período de estágio, no qual terão que completar a carga horária de 390 horas.

POSTOS ATIVADOS

O major Gross informou que a partir de agora, às quintas, sextas-feiras, sábados e domingos, das 8h30 às 19h, os postos ficarão ativados com os alunos do curso de guarda-vidas para atender os banhistas. Confira os locais:

Pontal do Paraná: Shangri-lá II, Ipanema II, Santa Terezinha I e Leste II.

Matinhos: Avenida Curitiba, SESC e Trombeta.

Guaratuba: Central, Cristo e Curaçao.

Colunistas